Secretaria da Educação

Brusque finalizará mês de abril com quatro escolas cívico-militares

Município deu continuidade ao programa após paralisação a nível federal
por Secom / Prefeitura de Brusque 12/04/2024 às 14:57 Atualizado em 12/04/2024 às 15:01
Secom/Prefeitura de Brusque

A sexta-feira (12) começou com uma grande notícia para a Rede de Educação de Brusque. Isso porque, nesta semana, a população pôde participar da escolha da próxima Unidade Escolar que será contemplada com o programa Escola Cívico-Militar. 

Todavia, devido ao resultado próximo do empate técnico, o governo decidiu por contemplar duas novas escolas, sendo elas a Escola de Ensino Fundamental (EEF) Theodoro Becker e a EEF Escola Isaura Gouvêa Gevaerd.

As opções para a população foram: a Escola de Ensino Fundamental Professora Georgina de Carvalho Ramos da Luz, no bairro São Pedro, a Escola de Ensino Fundamental Professora Augusta Knorring, no bairro Cerâmica Reis, a Escola de Ensino Fundamental Theodoro Becker, no bairro Bateas e a Escola de Ensino Fundamental Professora Isaura Gouvêa Gevaerd.

A Escola do bairro Bateas recebeu 37% dos votos, seguida pela unidade do Thomaz Coelho com 35%. Já as escolas dos bairros São Pedro e Cerâmica Reis empataram com 14% dos votos. Foram mais de 5 mil votos na enquete, realizada no Instagram do prefeito André Vechi, e mais de 2500 através dos comentários.

A votação encerrou ao meio-dia desta sexta-feira e o resultado foi divulgado no gabinete do prefeito, com a presença do chefe do Executivo, do vice-prefeito, Deco Batisti, da secretária de Educação, Franciele Mayer, e dos diretores Ana Vani Giraldi, Carina Schulenburg Molverstet e Venicio Bottamedi. O responsável pelo programa, tenente Nelci Antônio do Amaral, também esteve presente na ocasião.

As diretoras foram as mais surpreendidas e felizes com a decisão. Carina, por exemplo, comenta que acompanhou diariamente a votação. “Nós até desejávamos que as duas unidades mais votadas fossem contempladas; a votação estava parecida, mas não imaginávamos que ambas seriam. Ficamos muito felizes. A comunidade também estava bem ansiosa com o resultado e, com certeza, estão muito felizes com a decisão”.

Já a diretora Ana afirmou que a ansiedade tomou conta, mas que correu atrás de votos e toda a comunidade se mobilizou. “Estamos muito felizes e queremos agradecer a todos aqueles que votaram. Entendemos que esse programa trará muitos benefícios para nossa comunidade, nossa escola e principalmente nossos alunos”.

Devido à ampliação do programa, novos reservistas precisam ser contratados. Para isso, a secretaria de Educação publicou um edital de contratação de agentes cívicos femininos.

Considerando que até o momento os servidores contratados são do sexo masculino, a pasta identificou a necessidade da contratação de reservistas mulheres, explica a secretária de Educação, Franciele Mayer. “Essa medida é imprescindível, uma vez que reconhecemos a importância da diversidade e o impacto positivo que ela pode ter no ambiente escolar e na qualidade do serviço”.

A presença de profissionais de ambos os sexos facilitará não só a comunicação, mas também tornará o ambiente mais acolhedor e representativo, continua Fran. “Isso trará também mais conforto para as alunas das escolas. Os agentes também estão lá para ouvir e acolher, e às vezes, dependendo da situação, uma estudante ser atendida por uma mulher poderá trazer mais conforto”.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp