REUNIÃO

X Conferência Municipal de Assistência Social de Guabiruba

O evento contou com a presença do prefeito Valmir Zirke e abordou cinco eixos
por Assessoria de Imprensa Prefeitura de Guabiruba 09/07/2021 às 11:16
Foto: Gabrieli Giane Kohler

Na tarde desta quinta-feira, 08 de julho, foi realizada a X Conferência Municipal de Assistência Social, abordando o tema “Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social” com o palestrante Marcelo Rodrigues. 

O evento contou com a presença do prefeito Valmir Zirke, vice Cledson Roberto Kormann, o vereador Jair Kohler, representando o presidente da câmara municipal, a vereadora Simone Maria Fischer e o Secretário do Conselho Municipal de Assistência Social, Leandro Alfarth.

"X Conferência Municipal de Assistência Social em Guabiruba não só nos propomos a conferir o já planejado, mas também a dar continuidade no processo coletivo de construção desta política, celebrando as conquistas e, sobretudo, possibilitando os meios que usuárias e usuários, trabalhadoras e trabalhadores, entidades, gestoras e gestores, possam estar dialogando sobre os rumos da Assistência Social neste município", ressalta Neide Hort, secretária de Assistência Social de Guabiruba.

A Conferência abordou os cinco eixos:

• A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades, 

• Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

• Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.

• Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.

• Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

Conforme os eixos apresentados, elaborou-se propostas para as três esferas: Municipal, Estadual e Federal.  Na ocasião, foram eleitos os seguintes delegados:

Titular do Governo: Rafael Jacintho/ Suplente: Neide Luzeti Hort

Titular do Governo: Leandro Alfarth/ Suplente: Fabiana Cavalheiro Minsky

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp