INDÚSTRIA

SESI apresenta protocolo corona para sindicatos e empresários

Desenvolvido pela FIESC, o Protocolo Corona é um conjunto de serviços que visam reforçar ainda mais o papel de protagonismo das indústrias no enfrentamento à doença
por Assessoria de Imprensa - Midia Press 08/07/2020 às 11:49
Divulgação

 SESI de Brusque apresenta, na próxima quinta-feira, 9,  às 10 horas , o Protocolo Corona, aos sindicatos patronais, ligados à FIESC, Sinduscon, Sifitec e  Sindivest, além do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário – Sintrivest, bem como para seus associados, empresários e comunidade interessada em participar. A apresentação será através de uma webinar disponível no link:  https://forms.gle/4ZDsnomnbime... e contará com apresentação do gerente executivo do SESI SENAI Brusque, Roberto Zen, coodenadoria de novos produtos da FIESC, Sami Dubena  e a coordenadora de saúde, Iracema de Paulo. 

“Queremos que as cadeias produtivas sejam protagonistas na diminuição da velocidade da transmissão do vírus. Por isso, criamos protocolos de segurança que permitem às indústrias o acompanhamento da situação de saúde referente aos Corona Vírus dos seus trabalhadores”, destacou Roberto Zen. 

Desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC, o  Protocolo Corona,  é um conjunto de serviços que visam reforçar ainda mais o papel de protagonismo das indústrias no enfrentamento do coronavírus. O objetivo é ajudar a indústria a traçar um plano de ação para reduzir a propagação da doença, por meio do cumprimento dos protocolos de saúde, além da realização de testes e o monitoramento da saúde por meio de um software. 

A aplicação web, chamada de Coronadados, permite às empresas monitorarem a evolução do vírus entre seus colaboradores, desde os primeiros sintomas, e tomar as decisões certas para conter a disseminação.  O software é abastecido por dados informados pelos próprios trabalhadores, que respondem diariamente se apresentam ou não sintomas por meio de mensagens enviadas a um número de Telegram. Os líderes das equipes podem checar no sistema se os colaboradores já responderam à pesquisa e, assim, ampliar o engajamento com a ferramenta. “Com base nestas informações, a empresa pode agir rapidamente, promovendo o isolamento preventivo, testes e ações de higienização do ambiente”, explica a coordenadora de saúde do SESI Brusque. O sistema permite acompanhar o tempo de recuperação dos infectados e contribui para o chamado “achatamento” da curva de contaminação. 

"A estrutura sistêmica do Protocolo Corona define um conjunto de ações que as indústrias de cada setor podem realizar, como tratar as pessoas infectadas e manter a produtividade e a qualidade", explica o diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira. O SESI orientará as indústrias sobre o melhor tipo de teste para o público e ajudará o setor produtivo a aplicar o melhor protocolo de saúde nos casos identificados.

TESTAGEM COVID-19

O SESI Brusque iniciou a realização de testes para diagnóstico da COVID 19 para as indústrias e comunidade de Brusque e região.  As testagens estão sendo realizados em uma estrutura montada no Centro Esportivo do SESI, localizado na Rodovia Antônio Heill, com toda a segurança e cuidados sanitários exigidos pelos órgãos de saúde. 

Estão sendo disponibilizadas a testagem e coleta com notificação dos tipos: PCR e Imunológico. A testagem molecular tipoPCR, identifica o material genético do vírus em grande escala. O teste é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada. As amostras coletadas serão de nasofaringe.

Vale destacar que, para os testes tipo PCR, é obrigatório que a empresa designe um médico para análise dos resultados, indicando o Nome do médico, CRM e e-mail. O profissional terá seu CRM informado ao laboratório, de quem receberá os resultados para fins de definição de protocolos de ambiente, isolamento, afastamento e/ou encaminhamento para rede de saúde. Para pessoas da comunidade, para o teste PCR, também é necessário pedido médico do teste.

Já o teste Imunológico é um dos tipos conhecidos como teste rápido e seu resultado sai em 15 minutos. Ao contrário do PCR, o imunológico não detecta o SARS- CoV-2, mas sim a resposta do corpo ao Coronavírus. Ou seja, ele acusa a presença de dois anticorpos: o IgM, que aponta a fase aguda da doença, e o IgG, que é produzido um pouco depois da fase aguda e funciona como a memória do corpo para evitar novas infecções. Dessa forma, a testagem positiva apenas será detectada nas pessoas que estão infectadas há mais de dez dias.  Serão coletadas as amostras de sangue (gotas da extremidade dos dedos).

As empresas que tiverem interesse em contratar os serviços de testagem para seus colaboradores, bem como verificar valores, devem entrar em contato através dos telefones: (47) 32518804 ou 32518715 falar com Ana Paula ou Vivian.

*Os horários devem ser agendados com antecedência.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp