Vacinação em SC

Saúde discute critérios que serão adotados na imunização de adolescentes

As recomendações do Comitê Técnico serão apresentadas na próxima reunião da Câmara Técnica de Vigilância em Saúde, agendada para 10 de agosto
por Secom / Governo de SC 22/07/2021 às 16:17
Imagem: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Comitê Técnico Assessor de Imunização, já discute quais os critérios que serão utilizados para a inserção dos adolescentes, com idade entre 17 e 12 anos, no Calendário Estadual de Vacinação contra a Covid-19 após a conclusão da população adulta.

O superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, explica que o principal objetivo do Comitê é avaliar, com base em estudos científicos e análise epidemiológica, qual a melhor estratégia de vacinação para este público. “O Comitê, formado por especialistas em infectologia e imunização, irá se apoiar em documentos técnicos e análise do perfil epidemiológico de casos e óbitos por Covid, na população abaixo de 18 anos, para nos indicar qual a melhor estratégia a ser seguida. Serão consideradas evidências que apontem maior grau de vulnerabilidade de adolescentes portadores de doenças crônicas e deficiência permanente, além do planejamento da vacinação por faixa etária", assinala o superintendente.

As recomendações do Comitê Técnico serão apresentadas na próxima reunião da Câmara Técnica de Vigilância em Saúde, agendada para 10 de agosto. A partir disso, o Estado e os municípios poderão pactuar sobre a estratégia de vacinação deste público e o momento em que ela deve iniciar.

A vacinação de adolescentes, com idade entre 12 e 17 anos, já foi autorizada pelo Ministério da Saúde. Conforme deliberado entre gestores do estado e dos municípios na última reunião da CIB, neste primeiro momento, a vacinação dos adolescentes deve ser realizada com doses da vacina Pfizer ou outra que venha a ser autorizada pela Anvisa para uso em menores de 18 anos. A aplicação de doses neste público deve ser iniciada assim que for concluída a vacinação de toda a população adulta, com 18 anos ou mais, com pelo menos a primeira dose da vacina. A estimativa populacional dos adolescentes de 12 a 17 anos, em Santa Catarina, é de 549.894 pessoas (dados IBGE, 2020).

Assuntos: Saúde

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp