OUTUBRO ROSA

Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque conscientiza mulheres para a prevenção

Em Brusque a entidade atende, em média, 350 mulheres por mês
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 04/10/2019 às 09:50 Atualizado em 04/10/2019 às 09:57
Rafael Imhof

Nesta sexta-feira (4/10), o Jornal da Manhã da Rádio Araguaia recebeu Miriam Evangelista Ribeiro e Shirley Belotto dos Santos, respectivamente, presidente e secretária da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque. Em pauta: Outubro Rosa. 

Uma das maiores campanhas mundiais de conscientização e prevenção ao Câncer de Mama. O movimento que nasceu em 1997, na Califórnia (EUA) busca conscientizar as mulheres em torno do diagnóstico precoce do Câncer de Mama.

A Rádio Araguaia apoia a Campanha do Outubro Rosa e contribui com a divulgação de ações de conscientização realizadas por diversas instituições no mês de outubro e é dirigida à sociedade e as mulheres.

No Brasil, a Rede Feminina é uma das entidades engajadas neste trabalho. Atua na prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero e apoio às pacientes portadoras da doença. Conta com a ajuda de  voluntárias que doam seu tempo nas várias atividades que oferece.

Em Brusque a entidade atende, em média,  350 mulheres por mês. A Rede faz atendimento fisioterapêutico para as pacientes mastectomizadas que possuem indicação médica para fisioterapia. Possui também um Grupo de Apoio coordenado por voluntárias que atendem uma vez por semana a dezenas de pacientes com câncer de mama e colo de útero.

A presidente explica que, durante o Outubro Rosa, intensificam-se as ações para conscientizar as mulheres a respeito da prevenção. E este trabalho é reconhecido pela sociedade e entidades que apóiam essa causa.

No último fim de semana, por exemplo, a AMPEBr promoveu o “Corra Por Elas”. Evento esportivo marcado pela solidariedade e que destinou pouco mais de R$ 35 mil para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque. 

Em outubro, além de palestras, as voluntárias também participam do Sábado Fácil distribuindo folders e orientando as mulheres com relação à doença. 

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque está localizada na Rua João Archer, 32, Bairro Jardim Maluche. Informações pelo telefone 3351-0200. 

A HISTÓRIA

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque foi fundada no dia 4 de julho de 1989, e a instalação oficial com o início dos trabalhos se deu no dia 10 de março de 1990, anexo ao Hospital de Azambuja, onde funcionou durante sete anos.

Num trabalho conjunto entre as voluntárias, empresas e com a doação de um terreno pelo Estado, foi construída a sua sede própria, que foi inaugurada no dia 26 de maio de 1997. Situa-se à Rua João Archer, 32, ao lado do Posto de Saúde de Brusque.

A entidade é filantrópica e se mantém através de doações, eventos e promoções, tudo para atender suas pacientes com total gratuidade.

Atua na prevenção do câncer de mama e colo de útero e apoio às pacientes portadoras de câncer. Conta com a ajuda de 55 voluntárias, que doam seu precioso tempo nas várias atividades que a Rede oferece.

A Rede Feminina de Brusque conta atualmente com 7 funcionários, sendo uma diarista, duas secretárias, uma auxiliar de enfermagem, uma enfermeira, um médico oncologista e uma fisioterapeuta.

A Rede realiza em média 20 exames preventivos de cólo de útero diariamente, faz atendimento fisioterapêutico para as pacientes mastectomizadas que possuem indicação médica para fisioterapia, atuando especificamente no Linfedema de Membro Superior. Possui também um Grupo de Apoio coordenado por 10 Voluntárias todas as segundas-feiras atendendo 81 pacientes com Câncer de Mama e Cólo de Útero.

A Rede dispõe de um Grupo de Bordados que realiza os trabalhos manuais em prol da Entidade. Possui também uma lojinha, que comercializa roupas, sapatos e acessórios doados pela comunidade e a renda é revertida às necessidades das pacientes carentes com câncer cadastradas no Grupo de Apoio. Através de Campanhas e Projetos, a Rede Feminina, juntamente com o Grupo de Apoio, faz a doação de próteses de silicone externo mamário e o soutien para todas as pacientes Mastectomizadas Radicais que procuram a Entidade, além de empréstimo de perucas e doação de cestas básicas ás famílias carentes das pacientes com câncer. Faz também o transporte das pacientes da cidade de Brusque para municípios vizinhos para o Tratamento do Câncer como Quimioterapia, Radioterapia, Exames, Cirurgias e retirada de medicamentos.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp