FIQUE LIGADO!

Rede Estadual informa datas de matrícula e rematrícula

Até a próxima sexta-feira, 8, os pais e responsáveis devem atualizar as informações dos alunos na plataforma Estudante On-line
por Secom / Governo de SC 05/10/2021 às 10:45 Atualizado em 05/10/2021 às 10:46
Foto: Maurício Vieira/Secom

Já está aberto o sistema para recadastro dos estudantes da rede estadual para o ano letivo de 2022. Até a próxima sexta-feira, 8, os pais e responsáveis devem atualizar as informações dos alunos na plataforma Estudante On-line. Após a confirmação dos dados, os estudantes serão rematriculados automaticamente em suas escolas de origem entre os dias 18 e 22 de outubro.

Para os novos estudantes da rede estadual e para quem deseja ingressar em outra unidade escolar, o período de matrícula será de 1 a 3 de dezembro. Pelo site da matrícula, o aluno ou familiar fará a solicitação e será cadastrado no sistema da SED por ordem de acesso. É necessário que o estudante já possua o cadastro gov.br, que pode ser realizado antes do momento da matrícula.

No caso das unidades escolares em que a quantidade de pedidos de matrícula é maior que o número de vagas disponíveis, os estudantes serão selecionados por sorteio. Para concorrer às vagas, os estudantes devem realizar sua pré-matrícula neste site entre os dias 17 e 19 de novembro. As regras para o sorteio e a lista de unidades que se aplicam ao modelo de ingresso na escola também serão divulgadas nas próximas semanas.

“Se 2021 foi um ano muito importante para a educação catarinense, com desafios e uma retomada muito exitosa, 2022 será ainda melhor. Estamos nos preparando para receber 100% dos nossos alunos de forma presencial com muitos investimentos em tecnologia e infraestrutura. Também estamos valorizando e qualificando nossos professores, com aumento remuneratório e formações para implantação do Novo Ensino Médio em todas as escolas da rede”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro.

Mais informações sobre os horários de abertura dos sistemas e a documentação necessária para a matrícula serão anunciadas nas próximas semanas. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato diretamente com as Coordenadorias Regionais de Educação.

Passo a passo para o recadastro

Ao acessar a plataforma Estudante On-line, o aluno ou familiar deve fazer login com o número de matrícula e data de nascimento. Ao entrar na aba recadastro, o usuário deverá fazer a conferência dos dados, atualizar o que for necessário e clicar em confirmar.

Entre os dados listados para conferência e atualização estão a identificação dos estudantes e responsáveis, endereço, documentos do aluno, informações complementares e indicadores de saúde (que só devem ser preenchidos caso haja documentação comprobatória). É importante reforçar que os dados primários não podem ser alterados através do sistema, mas é possível solicitar alterações juntamente à unidade escolar.

Para os estudantes que não possuem computadores ou qualquer meio de acesso à internet, é possível realizar o procedimento em qualquer uma das escolas estaduais de Santa Catarina.

Matrícula exige cadastro no site gov.br

Ao acesar o site gov.br, é necessário clicar no botão Entrar (canto superior direito) e em Cadastrar. Depois, o estudante ou familiar deve preencher dados pessoais, marcar a opção “não sou um robô” e aceitar os Termos de Usuário e Política de Privacidade.

Após esta etapa, o sistema faz algumas perguntas para confirmar os dados do usuário e, na página seguinte, oferece duas opções para envio do código da conta: e-mail ou SMS. O código recebido deve ser informado e depois o usuário deve clicar em Validar o Cadastro. Ao final, o estudante precisa ainda criar uma senha antes de o cadastro ser concluído.

A inscrição no sistema gov.br deve ser realizada por cada aluno ou familiar com antecedência, antes da abertura do período de matrículas.

Calendário escolar para 2022

A SED realizou nesta segunda-feira, 1º de outubro, uma reunião com representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC), Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (Sinepe). O encontro foi marcado para que as entidades avancem na definição do calendário escolar para o ano letivo de 2022.

Embora cada rede de ensino tenha autonomia para estabelecer seu calendário, o objetivo da reunião é o alinhamento de datas, considerando o transporte escolar e outras ações que envolvem todas as redes. Nesta quinta-feira, 5, acontecerá um novo encontro organizado pela secretaria, que desta vez envolverá representantes das associações de municípios.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp