POLÊMICA

REAJUSTE DE 38%: ‘Não é aumento real. É recomposição’, explica Waldemiro Dalbosco

Presidente da Câmara de Guabiruba explica como chegou-se ao percentual aprovado para a próxima legislatura
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia FM 22/03/2024 às 09:14 Atualizado em 22/03/2024 às 11:00
Imagem: Rafael Imhof

O presidente da Câmara Municipal de Guabiruba, Waldemiro Dalbosco (PL), participou ao vivo do Jornal da Manhã desta sexta-feira (22). Em destaque, a aprovação do aumento salarial de 38% para a próxima legislatura municipal. 

O assunto ganhou grande repercussão após aprovação pelo legislativo e derrubada do veto do prefeito Valmir Zirke (PP) que mostrava-se contrário ao reajuste. 

“Não é aumento real. É recomposição”, afirma Dalbosco. Durante a conversa, o legislador explicou como se chegou ao percentual aprovado. 

Há muitos anos os valores não são repassados ao salário, sendo o último reajuste efetivado em 2012 sendo realizado o mais recente repasse da inflação em 2016.  Com esse acumulado, a mesa diretora realizou o levantamento no qual chegou-se ao valor de R$ 7.809,00. 

Waldemiro lembra que a Lei Orgânica estabelece prazos à Câmara para conceder (ou não) os reajustes. Tal decisão deve ser tomada até junho do último ano de cada legislatura e sempre terão efeito a partir da próxima. 

ORÇAMENTO

Quando questionado se o aumento afetaria o orçamento do legislativo municipal, Waldemiro Dalbosco afirma que o reflexo será muito pequeno.

Para esclarecer, destacou os valores já utilizados pela Câmara de Guabiruba que ficam muito abaixo dos 6% do orçamento a qual teria direito por ano. 

Hoje, menos de 2% são gastos do orçamento anual da prefeitura e essa marca vem diminuindo, embora a arrecadação tenha crescido no últimos anos. 

Há momentos, como em 2023, no qual a Câmara realiza devolução de valores. Segundo o vereador, em dezembro retornam mais de R$ 500 mil aos cofres da Prefeitura Municipal de Guabiruba. 

MÉDIA SALARIAL

Por fim, Dalbosco lembra que o novo salário dos vereadores guabirubeneses ficará na média de 16 municípios catarinenses com a mesma população de Guabiruba. 

OUÇA A ENTREVISTA:

Assuntos: Política

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp