PREVENÇÃO

Programa Defesa Civil e Prevenção na Escola será incorporado ao currículo da rede estadual

O objetivo da ação é criar um sistema de aprendizagem teórica e prática de ações em proteção e defesa civil, capaz de apoiar a educação formal nas séries finais do Ensino Fundamental
por Secom / Governo de SC 14/10/2019 às 05:44
Giovani Luiz Wilmsen / Prefeitura de Vargeão

A Defesa Civil de Santa Catarina (DC SC) e a Secretaria de Estado da Educação (SED) assinaram na manhã desta sexta-feira, 11, o termo de cooperação técnica para a implementação na rede estadual de ensino do “Programa Defesa Civil e Prevenção na Escola". O ato foi realizado no município de Xanxerê e marcou a adesão da primeira escola estadual à iniciativa, a EEB Presidente Artur da Costa e Silva. O evento contou com a participação do chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Jr., e do secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.

O objetivo da ação é criar um sistema de aprendizagem teórica e prática de ações em proteção e defesa civil, capaz de apoiar a educação formal nas séries finais do Ensino Fundamental. Um dos objetivos é incentivar a resiliência e a redução de riscos a desastres, em consonância com a Lei 12.608/12 e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB 9394/96.

"O Programa Defesa Civil e Prevenção na Escola é uma ferramenta que também vai contribuir com as discussões inerentes às condições de saúde ambiental e proliferação de doenças que alteram a qualidade de vida", comentou o chefe da Defesa Civil. Segundo ele, a assinatura do termo de cooperação é apenas o início, pois agora o programa pode ser realizado em outras escolas estaduais de Santa Catarina. "Com a educação, vamos mudar o comportamento da nossa população em relação aos desastres para uma atitude proativa e resiliente, incentivando o sentido de autoproteção dos catarinenses", destacou.

O termo de cooperação prevê a colaboração entre os órgãos para a que haja políticas públicas permanentes em defesa do meio ambiente, redução da vulnerabilidade, prevenção, estudos básicos sobre gestão de riscos e de desastres, cidadania, promoção de saúde e segurança global por meio do currículo escolar. O Programa será incorporado às disciplinas no próximo ano letivo nas escolas que aderirem à iniciativa. 

O secretário de Estado da Educação explicou que a ação também busca revitalizar a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola, COM-Vida, para dar continuidade ao Programa. "Essa é uma ação de investimento na idade certa, de forma preventiva, antes que os problemas aconteçam e esperamos que se reverta em benefício para a sociedade. Dentro do programa, vamos realizar a capacitação de professores para que os temas de proteção e defesa civil sejam incorporados no currículo escolar", ressaltou Uggioni. Segundo ele, todas as ações terão o acompanhamento das coordenadorias regionais de Defesa Civil e da SEE.

Da escola para a sociedade

O Programa Defesa Civil e Prevenção na Escola busca fomentar ações educativas e pedagógicas para sensibilizar a sociedade civil e as instituições públicas e privadas sobre as consequências das mudanças climáticas. O conteúdo engloba o entendimento dos problemas relacionados com a extinção de espécies, contaminação do ar, escassez da água e efeito estufa, ou seja, os problemas que interferem diretamente na qualidade de vida e nos relacionamentos sociais. A metodologia utilizada é pioneira no Brasil e pretende aumentar a resiliência e o fortalecimento da cooperação no papel fundamental da escola, a formação do cidadão.

Foto: Giovani Luiz Wilmsen / Prefeitura de Vargeão

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp