Brusque

Prefeitura realiza a entrega de 70 novos computadores para as escolas da rede pública de ensino

A entrega dos equipamentos foi realizada na Arena Brusque e contou com a presença de diretores e representantes das 61 escolas de Brusque
por Secom/Prefeitura de Brusque 03/10/2019 às 18:39 Atualizado em 03/10/2019 às 18:41
Divulgação

A informatização das escolas são cada vez mais uma prioridade do governo de Brusque. Na tarde desta quinta-feira (3), a administração municipal celebrou a aquisição de 70 novos computadores que serão utilizados nas unidades de ensino da rede pública municipal.

A entrega dos equipamentos foi realizada na Arena Brusque e contou com a presença de diretores e representantes das 61 escolas de Brusque. Anteriormente, a Prefeitura já havia adquirido 32 unidades. Além destes 102 computadores já entregues, outros 38 já possuem ordem de compra e serão disponibilizados às escolas até o fim deste ano, conforme comenta a secretária da Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo. “É um processo bem planejado, em que aumentamos primeiramente a capacidade da rede para 100, 75 e 35 (Megabits), dependendo da localidade e tamanho da escola. Fizemos inicialmente a renovação de todas as máquinas do CMID (Centro Municipal de Inclusão Digital), retificamos e encaminhamos às escolas, e agora estamos entregando mais 70. Nossa perspectiva é chegar a 300 máquinas entregues até o fim do ano que vem”, comenta a secretária.

Eliani ressalta que a Secretaria da Educação trabalha significativamente no sentido da inovação tecnológica. “Estamos iniciando um trabalho relacionado a robótica, que será implantada pelo CMID em todas as escolas da rede pública municipal. Na semana que vem, inclusive, estarei ao lado do nosso coordenador de inovação tecnológica, Rogério Pedroso, em São Luís, no Maranhão, para apresentarmos em congresso essas novidades e ações relacionadas as nossas metodologias ativas, no sentido de formar professores utilizando horas-atividades”, comenta.

O vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi, lembra que recentemente a Prefeitura já anunciou um projeto de fibra ótica com custo estimado em mais de R$ 3 milhões. A iniciativa vai interligar todas as escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Não adianta computador se não estiver conectado à rede mundial. Tudo isso vem de um projeto para melhorar a qualidade do serviço prestado pela administração pública ao aluno e à comunidade", diz. "Informatizar a escola hoje é pensar no futuro. Não se dá mais aula sem tablet, computador ou celular. As crianças estão com equipamentos nas mãos e o setor público precisa estar informatizado para acompanhar essa evolução”, defende.

Para o prefeito de Brusque, Jonas Paegle, essas iniciativas mostram a preocupação do governo municipal com as crianças. “Temos que assimilar as tendências e fazer investimentos que vão melhorar a metodologia de trabalho dos professores e, obviamente, a aprendizagem dos alunos nas escolas”, observa.

Diretor da Escola de Ensino Fundamental Poço Fundo, Sandro Alex Lemmermeier agradeceu ao poder público municipal pela aquisição dos equipamentos. Ele comenta que recentemente conseguiu nove computadores para a unidade de ensino, uma outra máquina foi consertada e, agora, três novos computadores serão disponibilizados à escola, totalizando 13. “Acho gratificante essa preocupação do poder público com a rede de tecnologia, se preocupando, desde a aquisição dos computadores à disponibilização de banda maior, por meio de fibra ótica. Hoje, na atual conjuntora, com informação mais globalizada, é essencial que tenhamos alguns equipamentos para utilizarmos pedagogicamente com nossas crianças, trabalhando metodologias utilizando-se da tecnologia”, destaca.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp