USB

Prefeitura inaugura Unidade de Saúde no bairro Limeira Alta

Mais de R$ 580 mil foram investidos na infraestrutura, que conta com cerca de 230 metros quadrados
por Secon/Brusque 06/12/2019 às 13:21 Atualizado em 06/12/2019 às 13:22
Divulgação

A partir desta sexta-feira (6) os moradores do bairro Limeira Alta contam com acolhimento e atendimento médico mais perto de casa. Isso porque a Prefeitura de Brusque inaugurou na noite de quinta-feira (5) uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na localidade. 

Com aproximadamente 230 metros quadrados, a unidade conta com dois consultórios médicos e um odontológico, sala de procedimentos, sala de nebulização, sala de vacinas e espaço para atendimento individualizado. Além da área de recepção, farmácia e serviços internos.  

“A comunidade deste bairro passa a usufruir de um espaço maior, mais confortável e com a sua própria equipe de saúde. Assim, os profissionais terão uma melhor qualidade de atendimento e atenção pessoal a cada indivíduo que procurar pela saúde pública. Sabemos que onde eles estavam, na unidade central da Limeira com as três unidades juntas, havia uma certa dificuldade do ponto de vista de identificar quem é de quem, ou melhor, o paciente referenciar o seu médico, o seu enfermeiro, o seu agente comunitário e assim por diante”, explica o secretário de saúde Humberto Fornari. 

De acordo com ele, o bairro Limeira Alta recebe agora uma ferramenta diferenciada, não só em termos de espaço físico, mas de conforto. “Dentro da saúde pública criamos um georeferenciamento. Então, a partir de agora, os moradores da Limeira Alta serão atendidos em sua própria comunidade. Nosso objetivo é sempre levar a saúde pública o mais próximo possível da residência do cidadão”, acrescenta. 

O secretário explica, que o atendimento odontológico será iniciado em 6 de janeiro, pois a profissional encontra-se em licença médica. “A entrega de medicamentos será iniciada na mesma data. Somente para abertura da sala de vacinas é que dependemos de uma liberação do governo do Estado. Por isso, ainda não podemos precisar o dia em que o serviço será iniciado aqui”, ressalta. 

Investimentos 

O investimento na obra civil da UBS foi superior a R$ 580 mil, além dos valores investidos no mobiliário e utensílios. Segundo o prefeito em exercício, Ari Vequi, a construção da UBS Limeira Alta iniciou em 2012. 

“A comunidade sempre cobrou muito esta obra. A administração municipal passou por vários governos e teve dificuldades. A partir do momento que nós conseguimos junto ao governo Federal começar a caminhar com estas questões, também houve mudanças no governo Federal e faltou recursos para atender o Brasil inteiro. Tivemos muita dificuldade junto ao governo Federal para liberar o recurso para dar continuidade à obra. As empresas contratadas quando não recebem abandonam a obra. Por isso, tivemos que relicitar e apresentar novamente o orçamento ao governo. Foi um trabalho difícil. Fomos a Brasília várias vezes e hoje graças a Deus entregamos esta importante obra”, revela. 

Para Vequi, a região do bairro Limeira Alta se desenvolve a cada dia. “Tem a área industrial, tem o Ribeirão Tavares e a Boêmia. Cada dia mais vemos construções, loteamentos e famílias vindo morar aqui. Esta UBS vai dar mais qualidade de vida a estas pessoas. Fico muito feliz, por ser filho da Limeira, em poder estar neste momento como prefeito realizando a entrega desta obra”, conclui. 

Participaram da cerimônia de inauguração diversos representantes dos Poderes Executivo Legislativo, imprensa e servidores públicos. A comunidade também prestigiou o evento e vibrou com a queima de fogos que encerrou a solenidade.


Assuntos: Saúde

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp