Operação Terra Nostra

Prefeito, dois vereadores e ex-servidor de Urussanga são presos

A investigação está relacionada à compra de um terreno pela prefeitura de Urussanga
por Departamento de Jornalismo 16/04/2024 às 09:16 Atualizado em 16/04/2024 às 13:19
Polícia Civil de SC

Na manhã desta terça-feira (16), durante a segunda fase da Operação Terra Nostra coordenada pela 2° Delegacia de Combate à Corrupção, o prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier, juntamente com dois vereadores e um ex-servidor comissionado da cidade, foram presos preventivamente. Conforme informações da Polícia Civil, esta etapa da operação investiga os crimes de organização criminosa, falsidade ideológica, uso indevido da renda pública e contratação direta fora das hipóteses legais. O ex-servidor comissionado, alvo da diligência, solicitou sua exoneração na última sexta-feira (12).

Além dos mandados de prisão preventiva, foram executados nove mandados de busca e apreensão, bem como realizado o sequestro de valores e o afastamento de servidores de suas funções públicas. As penas pelos crimes em investigação somam até 33 anos de prisão.

A investigação da Operação Terra Nostra está relacionada à compra de um terreno pela prefeitura de Urussanga para a construção do parque industrial III e à aquisição de um imóvel para a criação de uma nova garagem municipal, ambas transações suspeitas de superfaturamento.

Na primeira fase das diligências, ocorrida em 21 de março, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão, e cerca de R$ 1.350.000 foram apreendidos para garantir eventual ressarcimento do erário público desviado.

As investigações realizadas durante essa primeira etapa da Operação Terra Nostra também apontaram possíveis casos de falsidade ideológica relacionados ao laudo de avaliação emitido pela comissão de avaliação da Prefeitura de Urussanga.

Assuntos: Segurança

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp