GERAL

Parque Zoobotânico participa de programação on-line de férias com mais de 20 instituições brasileiras

Zoológicos e Aquários do Brasil se unem para fornecer atividades educativas durante as férias escolares. Confira programação
por Secom/Prefeitura de Brusque 09/07/2021 às 15:09
Imagem: Divulgação

Para dar continuidade em um dos pilares da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) — a educação ambiental —, o Parque Zoobotânico de Brusque e outras 23 instituições do Brasil anunciam a segunda edição do curso de férias on-line “Instituições de Conservação Unidas pela Educação”, com o tema “Tô de Acordo”. 

A programação inicia na próxima segunda-feira (12) e segue até 1º de agosto, exclusivamente on-line e focada nas espécies ameaçadas de extinção contempladas no Acordo de Cooperação Técnica firmado entre AZAB e ICMBio, no ano de 2018. 

São mais de 20 instituições, de norte a sul, focadas em produzir conteúdo voltado para a sensibilização e educação ambiental, como vídeos, jogos e atividades educativas para impressão. As atividades serão disponibilizadas de acordo com o cronograma, nas plataformas oficiais da AZAB: instagram (@azab_oficial), facebook (@SociedadeZoologicosBrasil), site (www.azab.org.br) e canal do youtube (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil). 

Ao todo, dez espécies receberão destaque: sauim-de-coleira, sagui-da-serra-escuro, onça-pintada, tamanduá-bandeira, jacucaca, jacutinga, tubarão-lixa, tubarão-mangona, cachorro-vinagre e a jararaca-da-ilha-vitória. 

Instituições Participantes:

Parque Zoológico da Secretaria de Meio Ambiente (RS); Parque Zoológico Municipal de Sorocaba (SP), Fundação Parque Zoológico de São Paulo (SP) , Zoológico Municipal de Curitiba (PR), Orquidário Municipal de Santos (SP), Zoo Pomerode Bioparque (SC), Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte (MG), Aquário de Ubatuba (SP), Zoológico de Guarulhos (SP), Parque Estadual de Dois Irmãos (PE), Bioparque do Rio (RJ), Fundação Ecológica e Zoobotânica de Brusque (SC), Museus de História Natural do Colégio Dante Alighieri (SP), Parque das Aves (PR), Aquário de São Paulo (SP), Parque Ecológico de São Carlos (SP), AquaRio (RJ), Oceanic Aquarium (SC), Fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF), Zoológico Municipal de Piracicaba (SP), Zooparque Itatiba (SP), Zoológico Municipal de Catanduva (SP), Aquário Municipal de Santos (SP) e Parque Zoológico Municipal de Bauru (SP). 

Confira a programação completa: 

12/07- Segunda (Manhã - 9 horas)

Instituição: Parque Zoológico Municipal de Bauru (SP)

Título: “Na pegada da Onça”

Público – alvo: a partir de 7 anos

Objetivo: apresentar curiosidades sobre  a onça-pintada, mostrando o recinto que ela vive no zoo, a importância do enriquecimento ambiental e ensinar como fazer um molde de sua pegada.

Descrição da atividade: por meio de vídeo explicativo apresentar as características da onça-pintada (Panthera onca) e propor a confecção pegadas com gesso, em casa e na escola as pegadas podem ser feitas com pegadas de animais domésticos. 

13/07- Terça  (Manhã - 9 horas)

Instituição: Zoológico de Guarulhos (SP)

Título: “Papo Animal”

Público – alvo: a partir de 07 anos

Objetivo: difundir informações básicas sobre os animais da fauna brasileira (sagui-da-serra-escuro, onça-pintada e tamanduá-bandeira), estimulando o público a aprender mais sobre a essencialidade da biodiversidade;

Descrição da atividade: por meio de vídeo explicativo, propagar informações e curiosidades sobre as espécies selecionadas para realização deste curso. 

14/07- Quarta (Manhã - 9 horas)

Instituição: Orquidário Municipal de Santos (SP)

Título: “Jogo das cadeiras- Entendendo a Biodiversidade"

Público – alvo: crianças de 9 a 11 anos

Objetivo: ensinar o jogo das cadeiras para as crianças brincarem com amigos e familiares, por meio deste jogo as crianças aprenderão sobre o sauim-de-coleira, sagui-da-serra-escuro, onça-pintada, tamanduá-bandeira, jacucaca, jacutinga, tubarão-lixa, tubarão-mangona, cachorro-vinagre e a jararaca.

Descrição da atividade: vídeo, onde monitores irão brincar e questionar o público que está assistindo sobre como participar da próxima etapa, havendo desta maneira interação com quem está em casa. 

15/07- Quinta (Manhã - 9 horas)

Instituição: Bioparque Zoo Pomerode (SC)

Título: “A história da Madá”

Público – alvo: 5 a 10 anos

Objetivo: conhecer a história da Tamanduá-bandeira Madá que mora no Bioparque Zoo Pomerode, os hábitos, ameaças da espécie e funções do zoológico, de forma, que a criança estimule o hábito da leitura e também a criatividade na hora de colorir os desenhos. 

Descrição da atividade: cartilha contendo a história da Tamanduá-bandeira Madá, que além de ter a história também contêm imagens para colorir. 

16/07- Sexta (Manhã - 9 horas)

Instituição: Fundação Parque Zoológico de São Paulo (SP)

Título: “Tour Virtual aos Bastidores do Zoo – De férias nas Ilhas das Jararacas”

Público – alvo: Livre

Objetivo: em comemoração ao Dia Mundial das Serpentes serão apresentadas ao público curiosidades e características do grupo das jararacas, enfatizando as espécies ameaçadas das Ilhas de Queimada Grande e Vitória, ambas localizadas no litoral paulista: Bothrops insulares (Jararaca-ilhoa) e Bothrops otavioi (Jararaca-da-ilha-Vitória), além do trabalho de manejo e ações de conservação desenvolvidas pelo Zoo de São Paulo.

Descrição da atividade: Tour Virtual com Educadores e Técnicos do Setor de Répteis do Zoológico de São Paulo.

17/07- Sábado (Manhã - 9 horas)

Instituição: Parque Estadual de Dois Irmãos (PE)

Título: “A trilha de Tamanduá"

Público – alvo: a partir de 07 anos

Objetivo: apresentar através da atividade lúdica as características, hábitos e curiosidades sobre o tamanduá-bandeira com o intuito sensibilizar os jogadores da importância da preservação e conservação deste animal para o meio ambiente.

Descrição da atividade: jogo de tabuleiro com cartas de perguntas e respostas (haverá necessidade de impressão do material para que possam jogar). 

 18//07- Domingo (Manhã - 9 horas)

Instituição: Museu de história Natural do Colégio Dante Alighieri (SP)

Título:  “E a jararaca?”

Público – alvo: Livre

Objetivo: apresentar através de um vídeo curto e animado no formato de perguntas e respostas, informações sobre a biologia e comportamento, e também curiosidades sobre as serpentes, com o intuito de desconstruir a fama de vilã, evidenciando a importância das serpentes para o meio ambiente.

Descrição da atividade: vídeo animação com perguntas e respostas 

19/07- Segunda (Manhã - 9 horas)

Instituição: Fundação Ecológica e Zoobotânica de Brusque (SC)

Título: “Você conhece a jacutinga?”

Público – alvo: LIVRE

Objetivo: conhecer a jacutinga e seus hábitos; entender que através das nossas atitudes podemos prejudicar diversas espécies da fauna e flora; compreender que a jacutinga está ameaçada de extinção e o que pode ser feito para mudar essa situação.

Descrição da atividade: através de vídeo explicativo apresentar as curiosidades da jacutinga e duas atividades: mobile de jacutinga e adivinhar qual das vocalizações apresentadas é a da jacutinga. 

20/07- Terça  (Manhã - 9 horas)

Instituição: Zooparque Itatiba (SP)

Título: “O tamanduá e o zoo”

Público – alvo: a partir de 6 anos

Objetivo: apresentar o tamanduá-bandeira, explicando sobre as características da espécie, seus hábitos de vida e os cuidados no zoo. Abordar também em detalhes a alimentação dos animais na instituição.

Descrição da atividade: vídeo explicativo com a participação de um educador ambiental e o cuidador dos animais no zoológico; atividades de colorir, jogos dos sete erros e caça palavras disponibilizados em PDF. 

21/07- Quarta (Manhã - 9 horas)

Instituição: Orquidário Municipal de Santos (SP)

Título: "Brincadeira Adivinha quem eu sou- conhecendo as características dos animais”

Público – alvo: crianças de 9 a 11 anos

Objetivo: ensinar o jogo das cadeiras para as crianças brincarem com amigos e familiares, por meio deste jogo as crianças aprenderão sobre o sauim-de-coleira, sagui-da-serra-escuro, onça-pintada, tamanduá-bandeira, jacucaca, jacutinga, tubarão-lixa, tubarão-mangona, cachorro-vinagre e a jararaca.

Descrição da atividade: vídeo interativo, no qual os monitores irão brincar e questionar o público que está assistindo sobre como participar da próxima etapa. 

21/07- Quarta (Tarde- 14 horas)

Instituição: Parque Zoológico Municipal de Bauru (SP)

Título: “Vamos conhecer a Jacucaca?”

Público – alvo: a partir de 6 anos

Objetivo: apresentar as características e curiosidades da jacucaca por meio de jogos como dominó, jogo da memória e caça palavras.

Descrição da atividade: imagens de jogos para impressão. 

22/07- Quinta (Manhã - 9 horas)

Instituição: Oceanic Aquarium (SC)

Título: Desafio do tubarão

Público – alvo: a partir de 7 anos

Objetivo: Desmistificar o preconceito em relação aos tubarões, mostrando a rotina dos Tubarões-mangona no Oceanic Aquarium. Sensibilizar o público-alvo quanto a conservação da espécie.

Descrição da atividade: Por meio de vídeos explicativos com o nosso mascote tubarão e uma caça ao tesouro que leva até o fundo do mar. 

22/07- Quinta (Tarde- 14 horas)

Instituição: Parque Zoológico - SEMA (RS)

Título: “Você sabe quem sou eu?”

Público – alvo: crianças de 6 a 10 anos

Objetivo: despertar a curiosidade das crianças quanto às características do tamanduá-bandeira, chamar atenção para os detalhes da espécie e do recinto.

Descrição da atividade: vídeo explicativo mostrando primeiramente o recinto e depois apresentando algumas características do tamanduá-bandeira. 

23/07- Sexta (Manhã - 9 horas)

Instituição: Aquário de Ubatuba (SP)

Título: “Podcast – De frente com a Mangona!”

Público – alvo: a partir de 12 anos

Objetivo: por meio de um bate-papo descontraído e informativo a Equipe Técnica do Aquário de Ubatuba irá contar curiosidades sobre o Tubarão Mangona, como seus hábitos alimentares e ameaças, além de  esclarecer dúvidas com os profissionais que cuidam da espécie e incentivar a preservação e desmistificar os tubarões.

Descrição da atividade: por meio de vídeo/áudio explicativo, propagar informações sobre os cuidados e importância da preservação do Tubarão Mangona no Aquário de Ubatuba. 

23/07- Sexta (Tarde- 14 horas)

Instituição: Aquário de Ubatuba (SP)

Título: “Oficina do Tuba com Materiais Recicláveis”

Público – alvo: 5 a 12 anos

Objetivo: sensibilizar as crianças acerca do impacto do lixo nos oceanos e disponibilizar o passo a passo para confecção de um brinquedo sustentável.

Descrição da atividade: vídeo explicativo do passo a passo da oficina.

Materiais: garrafa Pet, Tesoura (sem ponta), Barbante e Pregador.

Materiais Extras: utilize o que tiver em casa, como por exemplo, lápis de cor, canetinha colorida entre outros materiais, use a imaginação.

Disponibilizaremos em pdf : desenhos para colorir, caça palavras e Jogo do TUBA 

24/07- Sábado (Manhã - 9 horas)

Instituição: Zoológico Municipal de Piracicaba (SP)

Título: “Oficina: enriquecimento ambiental da onça pintada”

Público- alvo: LIVRE

Objetivo: apresentar curiosidades do animal, ensinar como são realizados o preparo para enriquecimento ambiental deste animal e mostrar a atividade na prática.

Descrição da atividade: vídeo assíncrono, mostrando todo o processo de elaboração do enriquecimento. 

24/07- Sábado (Tarde- 14 horas)

Instituição: Parque Zoológico Municipal de Bauru (SP)

Título: “Caderno de atividades do Sauim e divulgação do Vídeo: “Sauim, uma espécie que pede Socorro”

Público- alvo: a partir de 7 anos

Objetivo: apresentar as características e curiosidades do Sauim por meio de jogos como dominó, jogo da memória e caça palavras.

Descrição da atividade: imagens de jogos para impressão e divulgação de vídeo do Sauim (material produzido pelo Plano de Ação Nacional para Conservação do Sauim (PAN). 

25/07- Domingo (Manhã - 9 horas)

Instituição: Zoológico Municipal de Piracicaba (SP)

Título: “QuizZoo”

Público – alvo: a partir de 07 anos

Objetivo: apresentar e esclarecer, de forma divertida, as características, hábitos e curiosidades do tamanduá-bandeira, assim como a função dos Zoológicos modernos, estimulando os participantes a aprenderem sobre este animal e a importância dos Zoológicos para a conservação da biodiversidade.

Descrição da atividade: elaboração de jogos de cartas online com perguntas e respostas sobre o tamanduá-bandeira e importância dos Zoológicos modernos.  

26/07- Segunda (Manhã - 9 horas)

Instituição: Parque Ecológico de São Carlos (SP)

Título: “Tamanduá, o cata-cupim”

Público – alvo: a partir de 7 anos

Objetivo: apresentar as características do tamanduá-bandeira, seu habitat e alimentação. Ensinar um jogo para brincar com a família.

Descrição da atividade: vídeo explicativo e demonstração do jogo “Cata cupim” confeccionado a partir de “língua de sogra”. 

27/07- Terça (Manhã - 9 horas)

Instituição: Zoológico Municipal de Curitiba (PR)

Título: “Zoo-Sílaba”

Público-alvo: 7 a 12 anos

Objetivo: sensibilizar para a importância das onças-pintadas nos ecossistemas.

Descrição da atividade: vídeo com o desenvolvimento da atividade e visualização dos recintos das onças com a história de vida das mesmas. 

28/07- Quarta (Manhã - 9 horas)

Instituição: Fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF)

Título: “Temperando o ambiente.”

Público – alvo: crianças acima de 3 anos

Objetivo: apresentar a espécie Speothos venaticus (cachorro vinagre) para o público infantil.

Descrição da atividade: por meio de vídeo e  uso de fantoche será apresentado de forma lúdica e  com linguagem infantil diversas  curiosidades relacionadas à espécie, como características, biologia, curiosidades, relação com outras espécies de canídeos,  habitat, dentre outros,  tendo como enfoque os  diversos problemas enfrentados pela espécie no que se refere a conservação das populações. Será apresentado o espécime conhecido como Xingu, que está sob os cuidados do Zoo Brasília. 

28/07 - Quarta (Tarde- 14 horas)

Instituição: Zoológico Municipal de Catanduva

Título da atividade: “Bandeira da preservação”

Público-alvo: Crianças de 6 a 10 anos de idade

Objetivo: contar a história da tamanduá-bandeira Lupita, que, após ser resgatada e destinada ao Zoológico de Catanduva, foi capaz de se reproduzir com sucesso. Descrição da atividade: será realizada uma visita monitorada com o grupo de escoteiros (lobinhos), contando em detalhes a história de vida e reprodução da Lupita. Durante o evento, será realizada uma Caça-aos-tesouros, com o intuito de demonstrar às crianças quais alimentos compõem a dieta balanceada dos tamanduás-bandeira em cativeiro, essa atividade será gravada e mostrada em vídeo no curso on-line.

Também será realizado enriquecimento ambiental com os animais e serão disponibilizados às crianças, atividades de colorir em PDF. 

29/07- Quinta (Manhã - 9 horas)

Instituição: BioParque do Rio (RJ)

Título: Aventura pelo BioParque do Rio

Público – alvo: 6 a 10 anos

Objetivo: conectar as crianças com alguns animais que vivem no BioParque do Rio e mostrar ambientes de bastidores, como a nutrição (cozinha dos animais), veterinária e sala de bem-estar. As crianças poderão conhecer características dos animais e curiosidades sobre os cuidados realizados pelos biólogos, zootecnistas e veterinários. Contaremos histórias sobre quatro principais animais: Poty - a onça pintada; Tamanduá-bandeira; Jacutinga; Macaco-prego-do-peito-amarelo, com o intuito de conectar, engajar e encantar a todos.

Descrição da atividade: encontro será em plataforma digital, e apresentaremos gravações assíncronas com curta duração sobre cada ambiente abordado no BioParque, conectando as histórias. 

29/07- Quinta (Tarde- 14 horas)

Instituição: AquaRio (RJ)

Título: “As aventuras da sereia Coral e do pirata Fernão Ermitão”

Público – alvo: a partir de 5 anos

Objetivo: Desmitificar e destacar a importância ecológica dos tubarões. Em sua nova aventura a sereia Coral tenta mostrar a importância que cada animal tem no oceano, apresentando ao seu amigo, o pirata Fernão Ermitão o grande rei dos mares, o tubarão. Nesta nova aventura, Coral conhece uma nova espécie, o tubarão lixa e se encanta pelo seu diferente modo de vida. Ao fim da história, Coral e Fernão ensinarão como fazer um incrível brinquedo em formato de tubarão feito como materiais recicláveis.

Descrição da atividade: contação de história através de vídeo didático, mais oficina de brinquedo em formato de tubarão feito com material reciclável. 

30/07- Sexta (Manhã - 9 horas)

Instituição: Fundação de Parques Municipais e Zoo Botânica (BH)

Título: “Nessa mata tem cachorro?

Público – alvo: a partir de  9 anos

Objetivo: apresentar o cachorro-do-mato-vinagre como um dos canídeos silvestres brasileiros ameaçados de extinção.

Descrição da atividade: vídeo explicativo que permitirá reconhecer por meio das informações dadas as características, hábitos, alimentação, local onde vive, além das principais ameaças a essa espécie e quais medidas devem ser adotadas para ajudar na sua conservação. 

 30/07- Sexta (Tarde- 14 horas)

Instituição: Aquário de Santos (SP)

Título: “Mergulhando com o Tubarão-lixa”.

Público – alvo: a partir de 6 anos (sem limite de idade).

Objetivo: apresentar informações sobre o tubarão-lixa (Ginglymostoma cirratum), como biologia, distribuição e curiosidades;

Descrição da atividade: LIVE realizada no canal do youtube da AZAB, por meio de apresentação de slides e vídeos. Após a apresentação será realizado um Quiz Interativo com os participantes sobre a espécie. As perguntas feitas neste Quiz também serão postadas nos stories do Instagram da UEA Aquário (@uea.aquario) no dia 31/07. 

31/07- Sábado (Manhã - 9 horas)

Instituição: Parque das Aves (PR)

Título: “A História da Jacutinga Mimi”

Público – alvo: a partir de 8 anos

Objetivo: apresentar a história da jacutinga Mimi, e ações para ajudar no cuidado da espécie.

Descrição da atividade: será apresentado por meio de video, a história da jacutinga Mimi, desde do momento que a ave nasceu no Parque das Aves até a sua soltura na Serra da Mantiqueira em São Paulo. Após a apresentação do vídeo da Mimi, a educadora do Parque das Aves ensinará as crianças a fazerem um marcador de livros com as cores da Jacutinga. 

31/07- Sábado (Tarde- 14 horas)

Instituição: Zoológico de Sorocaba (SP)

Título: “Os Segredos dos Bichos!”

Público – alvo: a partir de 6 anos

Objetivo: despertar interesse em cada uma das 10 espécies que são foco do curso de férias/acordo

Descrição da atividade: vídeo lúdico em que o apresentador responderá dúvidas sobre curiosidades das 10 espécies envolvidas no curso. 

01/08- Domingo (Manhã - 9 horas)

Instituição: Aquário de São Paulo (SP)

Título: “Desmistificando os tubarões”

Público – alvo: LIVRE

Objetivo: apresentar os tubarões que temos em nosso plantel: Tubarão-Lixa (Ginglymostoma cirratum) e o Tubarão Mangona (Carcharias taurus).

Descrição da atividade: vídeo didático, que apresentará como é realizada a alimentação dos tubarões no Aquário de São Paulo. 

01/08- Domingo (Tarde- 14 horas)

Instituição: Aquário de São Paulo (SP)

Título: “Aprendendo sobre os tubarões”.

Público – alvo: a partir dos 6 anos.

Objetivo: explanar sobre algumas curiosidades, dos tubarões que temos em nosso plantel: Tubarão-Lixa (Ginglymostoma cirratum) e o Tubarão Mangona (Carcharias taurus), como por exemplo:  preferências alimentares, principais ameaças, comparação de tamanho, em relação ao ser humano, expectativa de vida, origem os animais que temos em nosso plantel, entre outros.

Descrição da atividade: vídeo didático, que apresentará como é realizada a alimentação dos tubarões no Aquário de São Paulo e Livro/ E-book, disponibilizado no site da AZAB.

Assuntos: Eventos

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp