PREVISÃO DO TEMPO

O calor aumenta nesta sexta-feira (11) em Santa Catarina

No Vale do Itajaí e Litoral Norte, segue com temperaturas na marca dos 32 a 34ºC; valores históricos para o mês de outubro
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 11/10/2019 às 07:47
Ilustrativa

CENTRAL DO TEMPO – CHAPECÓ SC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA 11/10/2019

O ar quente que vem cobrindo o estado de SC (sistema de alta pressão), favorece um dia de tempo firme e ensolarado na maioria das regiões. Umidade relativa do ar baixa no período da tarde com índices que variam entre 25 a 35%. Muita atenção com focos de incêndio (propagação ligeira de fogo). Evitar a queimadas em campos ou em lixo próximo de matas ou reflorestamentos. Temperatura bem alta para época do ano, na marca dos 37 a 39ºC no Litoral Sul e Extremo Oeste, 32 a 35ºC no Oeste e Meio Oeste. No Vale do Itajaí e Litoral Norte, segue com temperaturas na marca dos 32 a 34ºC. Valores históricos para outubro em várias cidades do estado (entre as 5 maiores máximas em muitas décadas). Muita atenção com aves e suínos em relação a água e boa ventilação, alimentos fora da refrigeração, hidratação (especialmente em crianças e idosos) e evitar o serviço pesado ao ar livre no período da tarde. Mínimas oscilando entre 14 a 17ºC na maioria das regiões de 4 a 6ºC no Topo da Serra. Vento soprando de norte a nordeste/noroeste, atuando com rajadas de 20 a 40 km/h.


TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sábado (12/10): O domínio da forte massa de ar quente (sistema de alta pressão), mantém tempo seco com predomínio de sol (céu claro/ensolarado) com poucas nuvens. Remota a chance de pancadas de chuva com trovoadas isoladas no fim da tarde e noite devido o forte calor. Umidade relativa do ar baixa no período da tarde com picos entre 20 a 35% nos horários mais secos. Muita atenção com o fogo. Evitar a queimadas de campo ou de lixo próximas de áreas de matas ou reflorestamentos. Temperatura bem alta para época do ano, na marca dos 35 a 38ºC no Litoral Sul e Extremo Oeste, 33 a 35ºC no Oeste e Meio Oeste. No Vale do Itajaí e Litoral Norte, segue com temperaturas na marca dos 30 a 32ºC. Valores históricos para outubro em várias cidades do estado (neste sábado entre as 3 maiores máximas em mais de 50/80 anos, chance de recorde histórico para outubro). Muita atenção com aves e suínos em relação a água e boa ventilação, alimentos fora da refrigeração, hidratação (especialmente em crianças e idosos) e evitar o serviço pesado ao ar livre no período da tarde. Mínimas oscilando entre 12 a 14ºC na maioria das regiões de 6 a 9ºC no Topo da Serra. Vento soprando de norte a nordeste/leste com oscilações para o quadrante sudeste, atuando com rajadas de 20 a 40 km/h.

Tendência do Tempo (Resumida) – Domingo (13/10): Tempo estável em todo o estado de SC durante o dia todo. Alterna com céu claro a ensolarado. Períodos de nebulosidade (nublado a muitas nuvens) ao longo da tarde e noite. Possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas com risco de temporal. Muitas áreas ainda podem passar sem chuva. Temperatura extremamente alta a tarde em todo o estado. Fresco na orla. Marcas históricas podem ser registradas em diversas cidades do estado. Muita atenção com aves e suínos em relação a água e boa ventilação, alimentos fora da refrigeração, hidratação (especialmente em crianças e idosos) e evitar o serviço pesado ao ar livre no período da tarde.

Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp