UNIMED BRUSQUE

Mais de 1.900 crianças são beneficiadas através de programa de voluntariado

Metodologias desenvolvidas pela Junior Achievement foram levadas pelos voluntários da Cooperativa às escolas municipais
por Assessoria de Imprensa Ideia Comunicação 05/12/2019 às 05:47 Atualizado em 05/12/2019 às 05:58
Rodrigo Carretero

A Unimed Brusque reuniu seu time de voluntários deste ano de 2019 para o Encontro dos Heróis. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira, 4 de dezembro, momento de celebrar os resultados expressivos do programa de voluntariado desenvolvido pela Cooperativa, em parceria com a organização internacional Junior Achievement (JA): mais de 1.900 crianças do município beneficiadas.

O programa de voluntariado é desenvolvido pela Unimed Brusque há seis anos, e desta vez contou com voluntários da própria Cooperativa, voluntários da empresa Sancris Linhas e Fios, professores da rede municipal de ensino e acadêmicos da Uniasselvi. Todas as escolas da rede pública municipal receberam o projeto, como também a Escola de Educação Básica Araújo Brusque e o Colégio Cônsul Carlos Renaux. Foram cinco metodologias aplicadas: ‘Nosso planeta nossa casa’, realizada com todas as turmas do 3º ano através dos professores; ‘Vantagens de permanecer na escola’, aplicada com todas as turmas do 8º ano pelos professores; ‘Introdução ao mundo dos negócios’, voltada aos estudantes do 7º ano das escolas, pelos voluntários da Unimed; ‘Conectado com o amanhã’, aplicadas aos alunos do 9º ano também pelos voluntários da Cooperativa; e ‘Vamos falar de ética’, metodologia desenvolvida com todos os líderes de turma do Colégio Cônsul.

Durante o encontro, os voluntários apresentaram as suas impressões e depoimentos sobre as metodologias desenvolvidas e foi perceptível observar o quão enriquecedor foi para cada um, participar e fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes.

Morgana dos Santos é estudante de Psicologia da Uniasselvi e participou pela primeira vez como voluntária. Ela destaca a importância do programa tanto para os voluntários, quanto para os estudantes. “Foi uma experiência diferente. Trabalhamos com os alunos do 9º ano sobre o mercado de trabalho. E a gente percebe que são informações muito úteis para eles, que ficaram bem interessados. Como voluntária foi algo importante, utilizamos nosso conhecimento para auxiliar outras pessoas a buscarem uma carreira legal em suas vidas”.

Rosania Soares Carminati é coordenadora da Escola de Ensino Fundamental Professora Augusta Knorring e também uma das voluntárias do Programa da Unimed Brusque. Ela conta que a cada projeto novo, há sempre uma preocupação se ele irá atingir as expectativas, se os alunos realmente se interessarão. E assim que iniciou a metodologia aos estudantes do 8º ano, percebeu o quanto eles se envolveram, especialmente com as dinâmicas. “Eles se encantaram e viram que realmente permanecer na escola, estudar, vai lhes proporcionar vantagens profissionais bem maiores, inclusive financeiramente. Percebi que as próprias atitudes deles foram mudando. Achei muito interessante eles poderem trabalhar com a metodologia desenvolvendo suas habilidades para chegar a uma certa competência. E todas as etapas foram importantes, desde a criação de currículo, apresentação, o que devem ser enquanto profissionais... E para mim foi gratificante ver a transformação nos alunos, ver que eles refletiram, que podem mudar. Eu apresentei possibilidades, para eles verem o outro lado da educação. E nós, enquanto voluntários e educadores, temos que mostrar isso o tempo todo, mostrar que eles têm escolhas e que cada uma delas vai levar a um caminho, sendo que o deles pode ser melhor”, analisa.

Meta ultrapassada

Para o diretor executivo da Junior Achievement em Santa Catarina, Evandro Carlos Badin, é sempre uma satisfação estar em Brusque para comemorar os resultados da cidade, através da parceria com a Unimed Brusque. “A importância desse projeto é levar uma educação além daquela que a escola já promove, uma educação para vida. Os temas trazidos este ano passaram pela economia pessoal, ética, como o jovem se conecta com o futuro, sustentabilidade, da preparação desses jovens para o mercado de trabalho. Esses são conteúdos transversais, feitos através de pessoas voluntárias, até professores, mas que de fato trazem um conhecimento para vida desses jovens. A Unimed Brusque está de parabéns, ficamos muito orgulhosos em ter a Cooperativa como uma das empresas mantenedoras no Estado”, enfatiza.

Segundo Badin, neste ano o trabalho desenvolvido pela JA e as empresas mantenedoras, como a Unimed Brusque, beneficiaram 62.140 jovens em 62 cidades catarinenses. “Esse é um trabalho 100% voluntário. São empresas privadas que contribuem com a entidade e também sedem seus colaboradores para atuar de forma voluntária, sempre no intuito de inspirar esses jovens a empreender na vida, a se prepararem para o futuro”, revela.

O diretor executivo da JA-SC ressalta ainda que o trabalho mais importante da organização no mundo, é fazer com que as empresas percebam a importância de investir na educação, sobretudo quando os jovens ainda estão na escola. “Muitas vezes a gente reclama que eles chegam com uma formação inadequada, mas poucas empresas interferem neste processo de formação. Então, toda empresa que tiver a condição ou o interesse de expandir sua ação de responsabilidade social, sobretudo no tema da educação, pode procurar a Unimed Brusque que é nossa mantenedora há muitos anos em Brusque, ou diretamente a JA, que será uma grande satisfação”, completa.

A coordenadora da área de Responsabilidade Social da Unimed Brusque, Camile Rebeca Bruns, salienta que os números deste ano ultrapassaram a meta projetada pela Cooperativa, o que traz muita alegria e orgulho a todos. “Para nós é extremamente gratificante alcançarmos as metas que colocamos para o projeto. E tudo isto vem sendo possível graças à dedicação voluntária e as parcerias que construímos com a comunidade. O evento de hoje é chamado de ‘Encontro dos Heróis’ porque nossos voluntários são heróis por doarem seu tempo, irem às salas de aula e inspirarem esses jovens a continuar seus estudos e empreenderem na vida. Nosso propósito agora é ampliar ainda mais nossas parcerias e trazer mais metodologias às escolas”, garante.

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Deise Freitas de Oliveira, também ressalta a importância do programa e o desejo de ampliação para o próximo ano. “É muito significativo para nós, enquanto Secretaria, termos projetos que ajudam nossos alunos, em várias metodologias. A Unimed Brusque é uma parceira muito importante, sempre cooperando para termos melhores resultados em sala de aula e, consequentemente, melhores cidadãos para a sociedade. Nossa expectativa para os próximos anos é fortalecer ainda mais esta parceria com a possibilidade de ampliar, com mais metodologias, mais alunos e mais voluntários envolvidos”, projeta.

Saiba Mais

A Junior Achievement é uma das maiores organizações sociais para incentivo de desenvolvimento de jovens ao redor do mundo, preparando-os para o mercado de trabalho. A organização foi fundada em 1919, nos Estados Unidos e está no Brasil desde 1983.

Os programas de educação da Junior Achievement combinam alfabetização financeira com o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, visando à preparação de cidadãos capacitados a assumir desafios e responsabilidades em um mundo cada vez mais dinâmico. Por meio da Junior Achievement, o espírito empreendedor é despertado nos estudantes que aprendem desde o início de sua formação, dentro das escolas, a ter uma visão clara do mundo dos negócios e a melhor se qualificar para ingressar num mercado de trabalho globalizado e competitivo.

Crédito das Fotos: Rodrigo Carretero


Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp