MOBILIZAÇÃO

Integração e diversão: Apae na Rua movimenta comunidade em Brusque

Segunda edição do projeto promoveu diversas atividades gratuitas na manhã de sábado, 23 de março
por Assessoria de Imprensa - Ideia comunicação 25/03/2024 às 10:38
Imagem: Bárbara Sales/Ideia Comunicação

A segunda edição do projeto "Apae na Rua", da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque, movimentou a manhã de sábado, 23 de março, no bairro Jardim Maluche.

A avenida Augusto Bauer, ao lado da sede da entidade, foi fechada das 9h às 11h para que os educandos, familiares, e toda comunidade pudessem se divertir com as atividades preparadas especialmente para o evento pela equipe da instituição.

A articuladora em Educação Especial da Apae Brusque, Anelyn Pinheiro, destaca que o principal objetivo do projeto é integrar a entidade com a comunidade. "A ideia é proporcionar uma atividade em que nossos educandos possam ter um espaço de lazer, com a participação da comunidade. Chamar todo mundo para a rua com atrativos como brincadeiras e música".

As atividades foram pensadas para divertir todas as faixas etárias, com pintura facial, boca do palhaço, corrida de cadeira de rodas, bolha de sabão, roda de capoeira e até uma mini pista de skate.

A música ficou por conta da banda da Apae 'Soul do Coração', que animou a manhã tocando grandes clássicos da música nacional e internacional.

"Tivemos uma manhã linda de sol, um dia propício para estar na rua curtindo, aproveitando as várias atividades preparadas para o projeto. Foi um momento muito divertido para todos que participaram", completa Anelyn. 

Prestígio

Gilmar dos Santos levou o irmão, Gian, 22 anos, para aproveitar a manhã no projeto Apae na Rua. Gian é autista grau 2 e frequenta a instituição desde os três anos. "É muito importante para ele pela interação, estar junto com os colegas e experimentar coisas novas. Sempre que tem esses eventos, procuro levar ele para nunca ficar de fora. A exclusão começa já em casa se não estimular a participação e o convívio", diz o irmão. 

Apaixonado por música, Gian até subiu no palco para uma performance na bateria com a banda Soul do Coração e fez o público cantar junto a música Estrada da Vida, da dupla Milionário e José Rico.

Já Tatiane de Souza, mãe do Théo, de 2 anos e meio, aproveitou para vender bolo e brigadeiro de sua doceria no evento. Ela aceitou o convite da instituição, que abriu a oportunidade para as famílias dos educandos venderem seus produtos, estimulando a economia familiar.

"O Théo frequenta a Apae desde os sete meses, quando começamos a desconfiar de autismo. Hoje ele tem diagnóstico de autismo grau 2, hipotonia e atraso global de desenvolvimento, mas desde que começou na Apae tem evoluído muito bem. Como não consigo trabalhar fora para cuidar dele, tenho uma doceria que faço bolo, brigadeiro e o evento foi uma oportunidade para mostrar o meu trabalho", pontuou. 

Saiba mais

Fundada em 14 de setembro de 1955, a Apae de Brusque é a primeira Apae formada em Santa Catarina e a segunda constituída no Brasil. Seu início foi marcado após o nascimento de Pierre Moritz, filho dos saudosos Ruth e Carlos Moritz, que frequentou a entidade até 2022. Atualmente, 280 alunos recebem atendimento.

Ao longo da trajetória da Apae, pais e amigos se juntaram à caminhada e contribuem de forma permanente, visando o fortalecimento da instituição e a qualidade dos serviços prestados. A Apae Brusque oferece atendimento gratuito em todas as suas frentes de atuação: Clínica Uni Duni Tê, Instituto Santa Inês e Centro de Convivência Ruth de Sá.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp