LOCALIZAÇÃO

IBGE homologa a primeira Estação Geodésica de Brusque

Pontos com informações de latitude, longitude e altitude foram instalados em frente à UNIFEBE no Bairro Santa Terezinha
por Assessoria de Imprensa Unifebe 03/12/2019 às 05:48
Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) homologou a Estação Geodésica instalada no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) como o primeiro equipamento com informações de latitude, longitude e altitude do município. Agora, oficialmente, engenheiros e profissionais da área podem utilizar os dados obtidos de forma gratuita. 

A Estação Goedésica de Brusque foi instalada por um grupo de estudantes do curso de Engenharia Civil da UNIFEBE. Com o auxílio da coordenação e de outros professores, os acadêmicos instalaram o marco em novembro de 2018, de acordo com as normas do IBGE. 

Após a coleta de dados das coordenadas planialtimétricas (coordenadas do plano e altura), e informações de estações de referência, com os seus respectivos valores de coordenadas e dados auxiliares, que constituem o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), o IBGE liberou a homologação legal da estação. 

Para o acadêmico e idealizador do projeto, Marcos Paulo Thomazi, a homologação da Estação Geodésica representa uma conquista. “A ideia surgiu a partir das aulas de topografia, visto que o marco mais próximo está localizado na cidade de Itajaí. Então, eu e meus colegas Alan Cabral, Rodrigo da Cruz e Theylor Voltolini nos reunimos, e com o auxílio dos professores, iniciamos a construção do primeiro marco geodésico de Brusque”, ressalta Thomazi. 

O coordenador do curso de Engenharia Civil, Jaison Homero de Oliveira Knoblauch, destaca que a instalação do marco seguiu as instruções do IBGE. “O IBGE só considera um marco físico como Estação Geodésica, se a instalação do equipamento seguir todos os regulamentos. Por isso, aguardamos a homologação do IBGE, para ofertar mais este serviço em prol da comunidade”, enfatiza Knoblauch. 

Agora, além dos acadêmicos da disciplina de topografia, a estação pode ser utilizada como referência para projetos de engenharia, arquitetura e outros. As informações da Estação Geodésica de Brusque estão disponíveis de forma gratuita no Banco de Dados Geodésicos do IBGE. 

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp