COVID-19

Hospital Azambuja inicia implantação de 10 novos leitos de UTI para Covid-19

Decisão foi tomada após anúncio da doação de 10 respiradores por parte do Governo do Estado de Santa Catarina
por Assessoria de Imprensa Ideia Comunicação 27/05/2020 às 18:18 Atualizado em 27/05/2020 às 18:22
Divulgação

O Hospital Azambuja recebeu esta semana a notícia de que será agraciado pelo Governo do Estado com a doação de 10 respiradores para novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva. A notícia foi bem recebida pela diretoria da instituição, que no início de abril pleiteou o credenciamento de novos leitos de UTI para o tratamento de pacientes com Covid-19 (novo coronavírus), expondo a necessidade de equipamentos para isto.

O Governo de Santa Catarina recebeu ontem, 26 de maio, 100 dos 500 novos respiradores e monitores adquiridos da WEG S.A – empresa de Jaraguá do Sul –, em uma força-tarefa que envolveu equipes do governo e iniciativa privada. A distribuição será realizada nos próximos dias, conforme o governo, para hospitais da rede SUS de todas as macrorregiões catarinenses. Os critérios da entrega respeitam a taxa de ocupação de leitos e o número de casos positivados das últimas 48 horas. 

De acordo com o administrador do Hospital Azambuja, Evandro Roza, como a instituição já havia pleiteado o credenciamento de novos leitos de UTI e feito todos os estudos necessários para viabilizar isso, como espaço físico e contratação de profissionais, os trabalhos foram retomados a partir deste anúncio do governo. “Já estávamos preparados com o espaço físico e agora estamos viabilizando os equipamentos auxiliares, como bombas de infusão e os monitores. Quanto a esses últimos equipamentos (monitores), é Importante ressaltar que aquela doação feita pelos empresários e por duas prefeituras da região, Botuverá e Guabiruba, lá no início da pandemia, neste momento vão ser importantes para estes novos leitos de UTI”, comenta.

O administrador enfatiza que o objetivo do Hospital é ter a nova estrutura de UTI pronta e à disposição de pacientes com Covid-19 a partir do dia 15 de junho, porém, ainda não sabe quando os respiradores doados pelo governo chegarão. “Hoje nós já tivemos uma reunião técnica para discutir todos os assuntos desta implantação de leitos de UTI, mas trabalhamos com esta data de 15 de junho. O que demora um pouco mais é a questão de criar um novo ambiente, com todas as instalações necessárias, como a rede de gás, que dá esse suporte para o paciente e para o ventilador mecânico. Mas estamos confiantes e tranquilos, porque temos fornecedores eficientes, que nos darão suporte nessa demanda”, projeta Roza.

Credenciamento e equipe

Sobre o credenciamento destes novos leitos, o administrador acredita que com a doação dos respiradores, isto aconteça de forma automática. “Nós entendemos que é automático, porque não adianta o Estado dar só os respiradores, é necessário o credenciamento, pois temos os demais custos. Logo, o que deverá ser feito é um aditivo contratual, onde será estabelecido o tempo de credenciamento desses novos leitos de UTI específicos para Covid-19. Estimamos que seja pelo período de três meses, mas a Secretaria de Estado da Saúde ainda não conversou conosco sobre isto”, revela Roza.

O Hospital Azambuja também deverá contratar profissionais para atuar nas equipes médica e de enfermagem dos novos leitos de UTI. Serão contratados além de médicos, quatro enfermeiros, 12 técnicos de enfermagem e dois auxiliares de higienização, por ser um setor bem crítico. Quanto à fisioterapia, necessária aos pacientes de UTI, a atual equipe do hospital conseguirá absorver a demanda dos novos leitos. 

Com os novos 10 leitos, o Hospital Azambuja contará com 11 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19.

Assuntos: Saúde

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp