BRUSQUE

Formação capacita monitores II de inclusão para desafios educacionais

Evento destaca abordagens para o Transtorno do Aspecto Autista (TEA) e inteligência emocional na educação inclusiva
por Secom / Prefeitura de Brusque 30/04/2024 às 11:12 Atualizado em 30/04/2024 às 13:27
Imagens: Divulgação

A semana já iniciou com formações na Secretaria de Educação. Desta vez, o Núcleo de Apoio Multiprofissional a Educação Inclusiva (NAMEI), promoveu uma formação para 387 monitores de inclusão. Ação ocorreu no auditório da Uniasselvi. 

Ministrado pela neuropsicopedagoga, Elisete das Neves Corrêa Martins, a formação começou abordando de forma abrangente o tema do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foram compartilhados conhecimentos essenciais sobre as características do TEA, estratégias educacionais inclusivas e a importância da abordagem adequada para alunos com esse transtorno.

Além disso, o evento contou com a contribuição do psicólogo Jones Trajano Ceci Emann, que trouxe reflexões valiosas sobre inteligência emocional, um aspecto crucial no contexto da educação inclusiva. Jones enfatizou a importância do desenvolvimento da inteligência emocional, destacando seu impacto positivo no ambiente escolar e na interação com os alunos público alvo da Educação Especial.

A secretária de Educação, Franciele Mayer, explicou a importância de  oferecer esse tipo de formação. “Essas formações oferecem insights essenciais sobre como promover um ambiente acolhedor e propício para o crescimento emocional e acadêmico dos estudantes. Os monitores II, são os profissionais que acompanham, auxiliam e orientam os estudantes com deficiência ou com TEA, para as atividades de alimentação, higiene e locomoção. A categoria representa um importante pilar entre os alunos e a educação”, conclui. 

Núcleo de Apoio Multiprofissional a Educação Inclusiva (NAMEI)

Na política de Educação Especial do Município, a articulação e a complementaridade entre Núcleo de Apoio Multiprofissional a Educação Inclusiva (NAMEI) , Atendimento Educacional Especializado (AEE), Intérprete de Libras e Monitores II (profissionais de apoio à inclusão), tem como objetivo, planejar, desenvolver e executar recursos pedagógicos e de acessibilidade, a fim de eliminar as barreiras e fortalecer o paradigma da inclusão.

O NAMEI é uma equipe multidisciplinar constituída por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, com atuação integrada, visando o apoio e o assessoramento técnico a profissionais e estudantes vinculados a política de educação especial do Município de Brusque.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp