Geral

Escolas públicas de Brusque receberão o documentário "Quando as águas baixaram"

O lançamento foi na última quarta-feira, dia 04, e cerca de 500 cópias estão sendo produzidas para distribuição gratuita com o objetivo de preservar a história do município
por Assessoria de Imprensa New Age 05/12/2019 às 17:04
Divulgação

A  Prime Filmes, de Brusque, vai distribuir, a partir de janeiro, DVD´s do documentário “Quando as águas baixaram” para todas as escolas públicas do município. A obra, apresentada na última quarta-feira, dia 04, no Shopping Gracher, foi marcada pela emoção das pessoas que assistiriam e lembraram de suas experiências na enchente de 1984. Cerca de 500 DVD´s serão produzidos para distribuição gratuita, visto que o aporte de recursos foi da lei Rouanet.

O professor Reinaldo Cordeiro lembra que, na época da enchente, morava em Florianópolis, mas tinha parentes e a noiva em Brusque. Por isso, vivenciou de perto toda a tragédia. Para ele, a cidade se recuperou, de forma relativamente rápida, devido a capacidade que o povo brusquense tem de poupar. “As famílias sempre foram de guardar economias. E esse dinheiro, mais o que foi liberado pelo governo, ajudaram na reconstrução do município”, informa.  

A década de 80 marcou o Estado de Santa Catarina, principalmente o Vale do Itajaí, e, mais especificamente, a cidade de Brusque. Em 1984, o município enfrentou uma das piores enchentes da sua existência. A última e mais difícil havia sido em 1880, quando atingiu até o sótão do Clube de Caça e Tiro Araújo. Já se passaram 35 anos desde a de 1984 e, para não deixar a história morrer, a Prime Filmes, por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania, resolveu produzir esse documentário. “Será muito útil nas escolas para que a nossa história não se perca”, avalia o diretor Darlan Serafini.


Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp