DENÚNCIAS

Dengue: saiba como denunciar possíveis focos em Brusque

Para combater a proliferação do mosquito, Prefeitura atua de maneira interssetorial
por SECOM/Prefeitura de Brusque 17/04/2024 às 16:14 Atualizado em 17/04/2024 às 16:16
Imagem divulgação/ Secom

Em meio a epidemia de dengue vivida pelo Brasil, a Prefeitura de Brusque segue trabalhando de maneira intersetorial para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A Vigilância Epidemiológica de Brusque, por exemplo, já eliminou mais de 400 focos espalhados por 25 regiões do município.

Para combater a disseminação, o órgão conta com diversas frentes de trabalho, desde pulverizações, visitas domiciliares, levantamentos e, claro, a conscientização. Desde a publicação do decreto de emergência, os agentes de saúde passaram a poder realizar fiscalizações mais incisivas em casos de denúncias, contando até mesmo com a ajuda da Polícia Militar.

Os cuidados, porém, podem começar dentro da casa de cada um. Manter o terreno sempre limpo, livre de água parada, em vasos, pneus, tampas e sucatas, além da inspeção regular nestes locais, faz parte da rotina de cuidados que a população deve ter. 

Denúncias

É através das denúncias que as equipes podem agir. A população pode o fazer através do número de WhatsApp (47) 98813-0095. Devem ser denunciados terrenos e piscinas sem manutenção, suspeita de criadouros e, também, locais públicos e privados tomados pelo mato.

Após o repasse de informações, os servidores encaminham a demanda para o setor responsável. Caso seja em locais privados sem ocupação, o Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan) realiza a notificação para o dono da propriedade. Caso seja público, a prefeitura realiza a manutenção.

Atualmente, o número de denúncias faz com que a fiscalização demore mais do que o normal, devido ao grande aumento das demandas. “Entendemos a gravidade da situação e estamos trabalhando o mais rápido possível para que essas demandas sejam sanadas”, comenta Carol Maçaneiro, diretora da Vigilância em Saúde.

“Além disso, devido à situação de emergência, os agentes comunitários de saúde estão trabalhando em parceria com os agentes de endemias para que o zoneamento das ações seja mais eficaz”, finaliza a diretora.

“Quando se trata de terrenos particulares, o Ibplan tenta o contato com o dono do imóvel. Caso não consiga, o terreno é notificado, e o responsável possui cinco dias para se manifestar. Se não houver sucesso com a notificação, através da lei, podemos aplicar uma multa de R$ 2757”, explica o diretor do instituto, André Bosio.

Assuntos: Saúde

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp