COVID-19

Confirmados 235 casos de coronavírus em SC

Estado volta a discutir retomada das atividades
por Nsc Total 31/03/2020 às 19:10 Atualizado em 31/03/2020 às 19:37
Divulgação

Subiu para 235 o número de casos positivados de coronavírus em Santa Catarina, atualizou o governo do Estado na tarde desta terça-feira (31). Desses, 22 estão internados em Unidade de Tratamento Intensivo (UT). Também são duas mortes confirmadas pela doença em 20 dias, desde que o primeiro diagnóstico alertou sobre a presença do Covid-19 em território catarinense. O primeiro óbito foi de um homem de 86 anos, de Porto Belo e outro de 68 anos, de Joinville.

Em relação aos suspeitos da doença o número não é mais divulgado, segundo o Estado, porque a conta deixou de ser feita desde a transmissão comunitária foi identificada em todas as regiões de SC. São 118 homens infectados pela doença e 117 mulheres, divulgou o governador Carlos Moisés da Silva (PSL):

- É um aumento de 7%, uma curva boa, não é ruim. Tivemos dois óbitos, 0,8% do total de casos detectados.

Já em relação aos casos de pacientes curados, o secretário da Saúde, Helton Zeferino disse que ainda não há informações suficientes em Santa Catarina. Disse, também, que o existe um "registro de literatura" sobre esses pacientes:

- Temos ideia que o paciente que ingressa em UTI vai ficar entre 14 e 20 dias. É a média. Temos percebido no noticiário com pacientes que demonstraram cura, que a reação no organismo é diferente, com base de febre e calafrios, associado à dor de garganta, perda de paladar e olfato. E, com o passar dos dias, apresentam melhora. Acreditamos que Santa Catarina siga o mesmo quadro e a a partir de determinado nível de patologia, de casos efetivados, teremos extrato aprimorado deste perfil.

Sem kits para testes em SC

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC) zerou o estoque de kits para testagem do novo coronavírus. Segundo Zeferino, nesta terça-feira (31) o laboratório não tinha um único teste. No entanto, há previsão 50 mil testes sejam entregues ao Estado, nesta quarta-feira (1º), pelo Ministério da Saúde.

-Dependemos do Ministério da Saúde pela contratação dos laboratórios para todo o país. Identificamos novo laboratório que tem capacidade de produzir e adquirimos quatro mil testes para não ter descontinuidade na análise das amostras no Lacen - disse.

Retorno das atividades

Sobre a retomada das atividades, Moisés disse que montou um grupo de estudos, nesta terça-feira, com objetivo de achar respostas para três perguntas: o que volta a funcionar, quando volta e como.

- Os casos vão aumentar de qualquer forma, é algo certo. Nossa população vai ter contato com o vírus. O que tentamos reduzir é a velocidade que os casos acontecem. Mas não conseguimos por tanto tempo manter a população isolada e imune. Por outro lado, temos de pensar que as pessoas precisam retomar atividade de forma segura - disse.

Foi através de um grupo de estudos que se elaborou o plano de retomada dos serviços em agências bancárias e lotéricas. A partir desta terça-feira, segundo Moisés, representantes da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e de entidades empresariais foram inseridos ao debate sobre os próximos passos da abertura econômica em meio à pandemia da Covid-19. Até lá, Moisés reforçou para a população "ficar em casa e se resguardar":

- Quanto mais tempo demorar para retomar atividades, mais achata a curva. O contato é eminente e necessário, para criar imunidade e para que a sociedade reaja. É o processo natural que acontece com gripes. O que temos de fazer é preparar a saúde pública e privada.

Cidades com casos de coronavírus em SC

Antônio Carlos - 1 

 Balneário Arroio do Silva - 1 

 Balneário Camboriú - 9 

 Blumenau - 19 

 Braço do Norte - 12 

 Brusque - 3 

 Camboriú - 7 

 Canelinha - 1 

 Chapecó - 5 

 Criciúma - 17 

 Florianópolis - 58 

 Gaspar - 2 

 Gravatal - 3 

 Içara - 1 

 Imbituba - 5 

 Indaial - 1 

 Itajaí - 18 

 Itapema - 2 

 Jaguaruna - 2 

 Jaraguá do Sul - 3 

 Joinville - 14 

 Lages - 1 

 Laguna - 1 

 Navegantes - 3 

 Papanduva - 2 

 Pescaria Brava - 1 

 Pomerode - 1 

 Porto Belo - 4 

 Rancho Queimado - 2 

 São Francisco do Sul - 1 

 São José - 10 

 São Lourenço do Oeste - 1 

 São Ludgero - 1 

 São Pedro de Alcântara - 1 

 Siderópolis - 2 

 Tijucas - 1 

 Timbé do Sul - 1 

 Tubarão - 9 

 Urussanga - 1

Outros Estados - 5 

 Outros Países - 3

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp