FISCALIZAÇÃO

Comissão Especial de Educação apresenta à imprensa pesquisa eletrônica que será lançada dia 2 de dezembro

Público-alvo do questionário são professores, diretores e demais servidores das escolas públicas municipais, além dos presidentes das APPs
por Assessoria de Imprensa 25/11/2019 às 18:41 Atualizado em 25/11/2019 às 18:42
Divulgação

Os vereadores Marcos Deichmann (PATRI), Claudemir Duarte, o Tuta (PT), Gerson Luís Morelli, o Keka (PSB), e Sebastião Alexandre Isfer de Lima, o Dr. Lima (PSDB) - membros da Comissão Especial de Educação do Poder Legislativo - receberam profissionais da imprensa na tarde da última quinta-feira, 21 de novembro, no plenário da Câmara Municipal, para apresentar o sistema eletrônico da pesquisa a ser aplicada, por iniciativa da comissão, junto a servidores da rede pública municipal de ensino. O objetivo é que a comunidade escolar participe da identificação e da avaliação do atual cenário da educação pública.

Na mesma data, mais cedo, os vereadores se reuniram com a secretária de Educação de Brusque, Eliane Aparecida Busnardo Buemo, a diretora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME), Ivanete Lago Groh, e a diretora de Ensino Fundamental da SME, Maria Ivone Crespi Noldin - elas também estiveram presentes à coletiva de imprensa. Na ocasião, a secretária fez ponderações para alteração de algumas questões da pesquisa, as quais foram acatadas pelos parlamentares. Já Deichmann, que preside a comissão, solicitou apoio da SME para a divulgação e a aplicação do questionário nas escolas.

Acesso à pesquisa

Para responder ao questionário, professores, diretores e demais servidores da Educação, além dos presidentes das associações de pais e professores (APPs), deverão acessar o site da Câmara - www.camarabrusque.sc.gov.br - e clicar no botão “Pesquisa da Comissão Especial de Educação”. Composta por 23 questões objetivas mais espaço para comentários, a pesquisa será publicada na próxima segunda-feira, 2 de dezembro, e estará disponível até fevereiro de 2020.

A participação será condicionada ao preenchimento de um cadastro, a ser confirmado via e-mail, procedimento este desvinculado das respostas a serem fornecidas pelo usuário, a fim de preservar a sua identidade e o sigilo das informações. Cada pessoa cadastrada só poderá responder à pesquisa uma única vez.

Fiscalização em 2020

A partir de 20 de fevereiro, os vereadores membros da comissão darão início à fiscalização presencial em todas as 61 escolas que integram a rede pública municipal de ensino. As visitas ocorrerão semanalmente, às quintas e sextas-feiras.

O grupo planeja fiscalizar de dois a quatro educandários por semana. Os estabelecimentos serão comunicados antecipadamente a respeito da ação. Nessa nova fase, um novo questionário, em meio físico, será utilizado para a apuração de informações complementares.  

“Queremos trabalhar em conjunto ao Executivo”

                “Não queremos fazer caça às bruxas, mas um levantamento de dados e compará-los aos que foram levantados pela comissão especial de educação realizada em 2014, comparar as dificuldades levantadas na época e ver o que foi solucionado desde então, além de fazer novos questionamentos, de acordo com as demandas que chegam até os vereadores. Então, decidimos fazer a enquete [pesquisa] online pelo site da Câmara, para que alguns desses questionamentos possam ser respondidos. Assim, chegaremos às escolas já de posse de alguns dados”, afirmou Deichmann durante a coletiva de imprensa na Câmara.

                “Queremos trabalhar em conjunto ao Executivo, lógico que sem deixar passar nada. Se já conseguirmos ir resolvendo alguns pontos, que bom. Se não for possível, que fique para o próximo mandato, para um futuro próximo ou a longo prazo, dependendo da situação. É um trabalho contínuo. Independentemente de quem esteja no governo, temos que focar na solução dos problemas”, emendou o parlamentar.

“O trabalho da comissão será muito bem-vindo”

                Também ao longo do encontro com os jornalistas, a secretária de Educação falou de suas expectativas a respeito dos trabalhos da comissão especial: “Não vemos isso, de modo algum, como uma interferência. A rede municipal de ensino de Brusque tem mais de 50 anos. Ela não é de uma ou de outra gestão, mas do município. Por certo, o resultado dessa pesquisa e da observação in loco [presencial] que será feita pela comissão de vereadores vai possibilitar o estudo de ações vinculadas a um planejamento estratégico para o futuro, a médio e longo prazos, e de ações que devam ser imediatas. A secretaria recebe com muita tranquilidade essa atividade, abre as portas de todas as unidades escolares e espera que o resultado seja para a qualidade do que se faz na rede de ensino de Brusque”, disse Eliane. “O trabalho da comissão será muito bem-vindo e, provavelmente, ajudará no redimensionamento e no direcionamento de ações daí por diante”, acrescentou.

Reunião com os diretores

Nesta quinta-feira, 28 de novembro, às 13h30, no plenário da Câmara, será apresentada aos diretores escolares a metodologia da pesquisa a ser aplicada nos educandários. O encontro é aberto ao público.   

 

 

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp