GERAL

Colégio e Faculdade São Luiz realiza Formação Continuada para professores da Educação Básica e Ensino Superior

Formação contou com capacitações em diversas áreas e conversa com uma escola dos Estados Unidos
por Ideia Comunicação 22/07/2021 às 17:15 Atualizado em 22/07/2021 às 17:25
Imagem: Divulgação

O Colégio e Faculdade São Luiz realizou de 19 a 23 de julho a semana de Formação Continuada para professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e também colaboradores do setor administrativo. Na oportunidade foram realizadas diversas capacitações e dinâmicas, sobre os mais variados temas, envolvendo o corpo docente.

“Neste período de recesso escolar sempre queremos aprender mais, para nos qualificar e dar continuidade às atividades do próximo semestre. E esta semana tem o objetivo justamente de aprimorar e qualificar as ações dos nossos professores. Neste sentido, tivemos capacitações e atividades voltadas para a prática pedagógica, o sistema pedagógico, e também de cada segmento específico, com as coordenações”, comenta o diretor do Colégio e Faculdade São Luiz, padre Silvano João da Costa.

 

Intercâmbio

Na quarta-feira, 21, foi realizado um importante momento dentro da programação: um evento on-line com a diretora Bridget B. Martin, do Sacred Heart School, da cidade de Road Southaven, no estado do Mississippi, nos Estados Unidos (EUA). Na oportunidade professores e demais colaboradores do colégio puderam conhecer melhor o sistema educacional da escola norte americana, entender as rotinas e estrutura da escola, bem como a parte curricular. Além disso, os professores fizeram perguntas a respeito de diversos temas, tanto de questões pedagógicas, práticas esportivas, até sobre as adaptações do ensino durante a pandemia.

Esta foi a primeira experiência do Colégio e Faculdade São Luiz em um evento on-line e ao vivo com uma escola de outro país, que também integra a Congregação Sagrado Coração de Jesus, para a troca de experiências. A tradução das perguntas e respostas foi feita pelos próprios professores de Língua Inglesa do colégio, que integram o Programa Bilíngue.

“O Colégio e Faculdade São Luiz pertence a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, que está presente em diversos países. Então, sabemos que não estamos sozinhos, que existem outras escolas do mundo que partilham os mesmos valores e princípios da congregação, seja na Espanha, EUA, Indonésia..., e porque não fazer contato com eles? Por outro lado, temos aqui o Programa Bilíngue, que permite este acesso também ao mundo pelo domínio da língua inglesa. Por isso, fizemos contato com algumas escolas da Congregação, que nos enviaram vídeos contando a respeito do sistema pedagógico e a realidade deles. Da mesma forma convidamos a diretora Bridget e a Coordenadora, que se dispôs a conversar conosco ao vivo, compartilhando suas experiências. E tudo isso foi o início de uma parceria que começou a ser construída para fazer programas de intercâmbio. Que esse seja um primeiro passo de outros que virão, de aproximação, capacitação dos nossos professores, neste âmbito da globalização e internacionalização”, declarou padre Silvano.

 

Projetos futuros

Para o segundo semestre as expectativas são da realização de projetos que possam aproximar ainda mais os alunos do Colégio e Faculdade São Luiz com outras escolas da Congregação ao redor do mundo.

Entre as ações, está prevista inicialmente a troca de e-mails e correspondências entre os alunos do Fundamental I com a escola do Mississipi, nos EUA.  Já com as turmas de 7º e 8º ano está sendo planejada uma troca de vídeos, produzidos pelos alunos, falando sobre o Colégio e Faculdade São Luiz. Posteriormente deverão ser realizados encontros ao vivo e on-line, entre os alunos brusquenses e os da escola norte-americana. Além disso, três alunos do Ensino Médio também estão se preparando para um intercâmbio para a cidade de Stegen, na região de Friburgo, estado de Baden-Württemberg, Alemanha. A viagem está programada para ocorrer no mês de janeiro e a troca de experiências será até março de 2021.

“Temos o Programa Bilíngue desde o início de janeiro de 2020. Mas, vivenciar essa troca, na prática, ao vivo e online, falando em tempo real sobre o sistema educacional deles, trazendo a língua inglesa para o nosso dia a dia, para a formação dos professores, foi muito enriquecedor. Ou seja, mostra que o programa está para além da sala de aula e dos alunos. E com isso e com os projetos previstos, quem sabe, para o futuro possamos fazer o intercâmbio entre nossos alunos e demais escolas do mundo”, comentou a professora de língua Inglesa, Karline Beber Branco.

 

Ensino Superior

Da mesma forma, entre os dias 12 e 13 de julho, o Colégio e Faculdade São Luiz realizou a Formação Continuada voltada para os professores do Ensino Superior, dos cursos de Administração e Filosofia.

Na programação foram abordados temas relacionados aos Recursos Humanos; a socialização dos resultados da Comissão Própria de Avaliação (CPA); e a partilha dos Projetos da Curricularização da Extensão. Além disso, os professores também discutiram sobre os protocolos de retorno das aulas presenciais a partir do dia 26 de julho; bem como as dificuldades e recursos disponíveis das ferramentas do Google para aulas e avaliações; o calendário acadêmico do segundo semestre; entre outros temas.

“Neste período de recesso sempre queremos aprender mais, nos preparar mais, nos qualificar mais para dar continuidade às atividades. São dias, com capacitações e atividades voltadas para a prática pedagógica, o sistema pedagógico, e também de cada segmento que possuem suas necessidades. Então é uma esta semana que tem o objetivo justamente de aprimorar e qualificar nossos professores e estamos felizes com os resultados até aqui”, acrescentou o diretor da instituição. 

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp