VISITA

Ciclo do Bicentenário da Independência traz Pedro Simon

O ápice da programação será a Conferência Magna “130 ANOS DE REPÚBLICA, UM DEPOIMENTO PARA A HISTÓRIA”, às 19h desta segunda (11) no plenário da Câmara de Brusque
por Departamento de Jornalismo 11/11/2019 às 12:28
Divulgação

O advogado e professor Pedro Simon está na região cumprindo extensa agenda da edição 2019 do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas, de 2016 a 2022, que marca o Bicentenário da Independência e da fundação do Império do Brasil. Na tarde desta segunda-feira o ex-senador e ex-governador concederá entrevista coletiva. 

O ápice da programação será a Conferência Magna “130 ANOS DE REPÚBLICA, UM DEPOIMENTO PARA A HISTÓRIA”, às 19h  desta segunda-feira (11) no plenário da Câmara Municipal de Brusque, proferida pelo Dr. Pedro Simon, com entrada gratuita.

Organizador do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas, de 2016 a 2022, o historiador Paulo Vendelino Kons enfatiza que “dar a devida importância a datas comemorativas, como a efeméride do Bicentenário da Independência do Brasil, gera grande potencial de mobilização de forças criativas vitais à reafirmação da nacionalidade e ao desenvolvimento de novos projetos. E celebração à altura desse acontecimento vai permitir não apenas uma reflexão sobre o passado, mas a possibilidade de reformulação do futuro.”

Kons esclarece que para a realização do Ciclo não são utilizados recursos públicos e nem patrocínios empresariais. “Os próprios organizadores e amigos fazem o investimento de seu próprio bolso”, explica.

O historiador informa que “pelas informações colhidas, alegra-nos concluir que no Brasil - formado pela união de 26 estados federados, 5 570 municípios e do Distrito Federal, foi em Brusque que, em 2015, organizamos formalmente o primeiro ciclo de eventos que marcam o Bicentenário da Independência e da fundação do Império do Brasil: oCiclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas, de 2016 a 2022”.

O historiador Kons pontua que “com a realização do Ciclo das Conferências Magnas, oportunizamos profunda reflexão sobre a trajetória histórica dos 200 anos do Brasil independente, possibilitando que os catarinenses e brasileiros repensem como o País foi construído, que instituições foram criadas e sobre os percursos e percalços ocorridos ao longo dos séculos. Oportunidade singular de discutir um projeto estratégico de nação.”

O organizador do Ciclo finaliza desejando que “queira Deus que o Bicentenário seja uma ocasião para reafirmar o compromisso com a democracia, por meio do diálogo, e da busca incansável pela paz, para construirmos juntos um Brasil fraterno e justo, tendo presente que “O respeito pelo passado e a responsabilidade pelo futuro dão à vida a direção certa” (Teólogo Dietrich Bonhoeffer, enforcado pelos nazistas).

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp