TEMPO

Chuvas intensas deixam 82 desalojados e 11 desabrigados em SC neste fim de semana

Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina divulgou balanço dos estragos causados pela chuva
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 15/04/2024 às 16:01 Atualizado em 15/04/2024 às 17:32
Foto: Defesa Civil de São João Batista

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) divulgou a situação atual por municípios após as fortes chuvas, durante uma coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (15), em Florianópolis. Na ocasião, o secretário, coronel BM Fabiano de Souza, divulgou ações realizadas nos municípios e apresentou um panorama da situação no Estado, onde foram contabilizados 82 desalojados (20 em Biguaçu, dois em Imbituba, oito em São José, 50 em Palhoça e dois em Tubarão). Há também 11 desabrigados em Palhoça.A cidade de Paulo Lopes emitiu decreto de situação de emergência, e os municípios de Garopaba, Águas Mornas e São José avaliam a possibilidade de emitirem decretos.Cidades de SC registraram várias ocorrências

A região da Grande Florianópolis foi a mais impactada pelas chuvas. Em Palhoça, foi aberto um abrigo e há 50 desalojados e 11 desabrigados. Houve uma queda de barreira na região do Morro dos Cavalos que interditou o trecho da BR-101. O local chegou a ser liberado parcialmente no final do domingo (14), mas por conta do afundamento de pista a rodovia voltou a ser interditada em ambos os sentidos, sem previsão de liberação.

Em São João Batista, foram sete pontos de alagamentos, incluindo as rodovias SC-108 e SC-410, com acúmulo de água sobre a pista. Três pontes, incluindo uma provisória, foram danificadas. Também houve impacto na distribuição de água e 36 famílias tiveram as casas afetadas pelas inundações. Um abrigo foi aberto, mas ainda não está sendo utilizado.Na cidade de São José, foram registrados vários pontos de alagamento, especialmente na localidade de Forquilhas. Há oito pessoas desalojadas, sendo que outras famílias atingidas não quiseram sair de suas residências.

Em Florianópolis, até o momento há informação de seis deslizamentos em encostas de morros e alagamentos em vias públicas, além do desabamento de um muro por conta de um deslizamento de terra no bairro Costeira. Há ruas alagadas no bairro Ingleses e na SC-401, no Norte da Ilha.

Já em Biguaçu, o número de desabrigados chegou a 20, com pontos de alagamento e uma queda de muro registrada.

No município de Garopaba, houve registro de inundações em diferentes locais. O Ginásio municipal foi disponibilizado para a comunidade, mas ainda não foi utilizado.Em Paulo Lopes, equipes da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil estão em reunião para avaliar os danos e quais ações serão necessárias. Na cidade de São Pedro de Alcântara, foram registrados alagamentos pontuais na manhã de domingo (14).

Em Águas Mornas, Antônio Carlos e Santo Amaro da Imperatriz não há atualização da situação do abastecimento de água por parte da Casan.

No Vale do Itajaí, em Ilhota, houve dois deslizamentos na região do Baú, sem vítimas. Em Camboriú, houve movimento de massa que obstrui a via pública, mas que já foi liberada.

No Norte do Estado, Joinville registrou alguns alagamentos no sábado (13), e Araquari teve erosão de margem na Estrada Guamiranga.No Sul do Estado, em Imbituba, a rede de ensino suspendeu as aulas pela manhã e há uma estimativa de 110 pessoas atingidas. Laguna e Tubarão tiveram queda de árvores, sendo que a segunda cidade registrou também detritos em meia pista na SC-390. São Martinho teve impactos no trânsito por conta do bloqueio na BR-101.

Imaruí teve alagamentos na área rural e central, ocorrências já finalizadas; e Criciúma registrou um deslizamento. Em Nova Veneza, uma ponte de madeira foi danificada e deixou uma família temporariamente isolada. Em Praia Grande, o acesso pela Estrada Geral foi restabelecido.

Acumulados de chuva ultrapassaram os 400 milímetros

No evento, realizado na sede da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, em Florianópolis, também foram apresentados dados meteorológicos com o acumulado de chuva dos últimos dias.

Destacam-se as cidades de Santo Amaro da Imperatriz, Antônio Carlos e Águas Mornas, com acumulados de chuva ultrapassando os 400 milímetros, nos últimos três dias.

Assuntos: Trânsito

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp