PREVISÃO DO TEMPO
Céu nublado com garoa ocasional mal distribuída
Máximas em progressiva elevação à tarde na marca dos 30 a 33ºC no Oeste e variando entre 33/36°C no Litoral Sul e Extremo Oeste (região de Itapiranga)
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 01/04/2020 às 10:19 Atualizado em 01/04/2020 às 10:20

METEOROLOGISTA PITER SCHEUER – CHAPECÓ SC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA

QUARTA-FEIRA (01/04): Uma massa de ar seco (sistema de alta pressão) promove um dia de sol com algumas variações de nuvens entre os setores do Oeste, Meio Oeste e algumas áreas da Serra. Ao longo da tarde e noite, sol e muitas nuvens com chuvas passageiras isoladas de verão por conta do calor e umidade. No Litoral, Vale do Itajaí e Planaltos Norte e Sul (sobretudo o Topo da Serra), céu nublado com chuva e garoa ocasional mal distribuída a qualquer hora do dia alternando com períodos de melhoria (tempo mais seco e nebuloso), devido o ingresso de uma frente fria. Temperatura agradável durante o amanhecer variando entre 18 a 21ºC do Oeste ao Meio Oeste, 14 a 17ºC na Serra, 21 a 23ºC no Litoral e Vale do Itajaí. Mínimas entre 8/11°C nas baixadas e fundos de vales (região de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Painel e Urupema). Máximas em progressiva elevação à tarde na marca dos 30 a 33ºC no Oeste e variando entre 33/36°C no Litoral Sul e Extremo Oeste (região de Itapiranga). Vento soprando de nordeste a noroeste com velocidade de 15 a 35 km/h com oscilações de sudeste a nordeste no Litoral com rajadas de 50 km/h.


TENDÊNCIA DO TEMPO PARA AMANHÃ

QUINTA-FEIRA (02/04): Sol e aumento de nuvens pela manhã. Áreas de instabilidades reforçadas pela aproximação de uma frente fria favorecem pancadas de chuva com trovoadas (raios) no decorrer da tarde e noite primeiramente entre os setores do Oeste, Meio Oeste, Serra e Litoral Sul se entendendo para as demais regiões de SC ao longo do dia. Risco de temporais com danos (raios, chuva forte, granizo e ventania de 50 a 80 km/h). É importante ressaltar que esta frente fria esta acoplada a um centro de baixa pressão no oceano e proporciona rajadas mais frequentes na Faixa Leste com velocidade na ordem de 70 a 90 km/h (Cabo de Santa Marta em Laguna a Grande Florianópolis e alguns pontos do Topo da Serra) – gradiente de pressão. Vento soprando de noroeste a nordeste com rajadas na ordem de 40 a 60 km/h (vento variável) passando a atuar de sudoeste a sudeste com rajadas fortes.

Obs: Condições climáticas (amplitude térmica com amanhecer frio e tarde agradável a quente) propícia a resfriados e gripes. Atenção com o Coronavirus (COVID-19). Siga a orientação das autoridades e fique em casa. Aproveitem este período de quarentena para retirar qualquer objeto que possa facilitar a procriação do mosquito da dengue em SC.

PREVISÃO AGROMETEOROLÓGICA

► Pequeno risco para atividades de longa duração, especialmente a tarde e noite no campo e ao ar livre como colheita e tratamentos nas principais áreas de produção de SC (Oeste, Planalto Norte, Centro e pontos do Vale do Itajaí e Sul). Algum risco para as atividades de média e longa duração na Grande Fpolis, Baixo Vale do Itajaí, Litoral Norte (chance de chuva fraca e isolada ocasional e bons intervalos sem).

► Nas áreas de lavoura de feijão (especialmente do Oeste, Planaltos e partes altas do Vale do Itajaí e Grande Fpolis) as madrugadas amenas a frias e com muito orvalho são favoráveis a ocorrência da antracnose, requeima na batata e outras culturas da mesma família.

► Bom período para manter, reformar ou construir açudes para reservar mais água para o ciclo de inverno e próxima safra de verão.

►Bom para semeadura de pasto de inverno na região da Grande Fpolis ao Litoral Norte. Nas outras áreas esperar pela chuva.

►Os efeitos da estiagem continuam e intensificam.

► Na fruticultura, região da Serra e Sul boas condições para colheita e eventuais tratamentos (a água pode limitar, pela falta). Boas condições para silagem (risco pontual de tarde) na maior parte de SC, maior risco no Leste.

► Muita economia na utilização de irrigação, especialmente nas hortas comerciais em todo o estado.

► Se conseguir irrigar os pomares, especialmente maçã, seria aconselhável pois está em fase crítica para “preparar” a produção da próxima safra (março e abril).

►ECONOMIZAR ÁGUA!

Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

Assuntos: Comunidade
Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados