REDAÇÃO

Botuverá na Olimpíada da Língua Portuguesa

O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local
por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Botuverá 07/10/2019 às 10:31
Divulgação

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

A Secretaria Municipal de Educação de Botuverá realizou no último dia 06 de setembro, a seleção final da etapa municipal dos textos enviados pelas escolas municipais e estadual participantes da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa. A rede municipal de ensino compete na categoria Poesia, com alunos do 5º ano do ensino fundamental. 

Este ano, dezenas de alunos do Ensino Fundamental das escolas municipais e da Escola Estadual Padre João Stolte se inscreveram na Olimpíada. A etapa municipal é uma fase importante na competição, pois, a partir dela, são escolhidos os textos que representarão e competirão pelo município na etapa estadual, nas categorias Poema, Memórias Literárias, Crônica, Documentário e Artigo de Opinião. 

Paola Regina Paulo, aluna do 5º ano da Escola Reunida Maria Luiza da Silva, do Ribeirão do Ouro, estudante da Rede Municipal de Ensino teve sua obra “Cidade Linda” escolhida na categoria poema e agora vai para a etapa estadual. Sua professora é Sirlene Maria de Souza Silva, que mostrou aos seus alunos um pouco da obra da premiada escritora mineira Conceição Evaristo, que é a grande homenageada dessa edição. Também apresentou obras de Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes, entre outros, buscando incentivá-los e criar uma cultura de leitura e produção própria.

Os textos foram selecionados pela Comissão Julgadora Municipal. O resultado dos classificados na etapa municipal foi publicado no dia 9 de setembro, no portal www.escrevendoofuturo.org.br. 

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos das escolas públicas de todo país. O tema deste ano é “O lugar onde vivo”, que tem por objetivo oferecer aos alunos o exercício do “olhar” sobre a comunidade em que está inserido, sobre a realidade em que vive de forma que possa, a partir de uma visão estreita e acurada, colaborar para seu desenvolvimento. 

Olimpíada da Língua Portuguesa

Aluna: Paola Regina Paulo, 11 anos.

Professora: Sirlene Maria de Souza Silva

Escola: Escola Reunida Maria Luiza da Silva – Ribeirão do Ouro

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp