AGÊNCIA BANCÁRIA
Bancos orientam população sobre atendimento em SC
Agências estarão abertas para serviços essenciais; para os demais atendimentos são sugeridos os meios eletrônicos
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 28/03/2020 às 08:42 Atualizado em 28/03/2020 às 12:49

A partir da próxima segunda-feira (30) as agências bancárias em Santa Catarina poderão reabrir as portas. Porém, com restrições de atendimento a situações onde a presença é indispensável. Abaixo, confira as orientações de dois bancos públicos (BANCO DO BRASIL e  CAIXA ECONÔMICA FEDERAL):

ORIENTAÇÃO BANCO DO BRASIL

Conforme o decreto do Governador, as agências irão funcionar, porém somente para serviços essenciais. Auto atendimento, serviços de depósitos, compensação de cheques, abastecimento das máquinas, como já está acontecendo. O que muda a partir de segunda-feira são serviços como desbloqueio de senhas, desbloqueio de cartão, pagamento de INSS SEM CARTÃO e outros serviços que forem realmente essencial.

COMUNICADO ATENDIMENTO 

Prezados clientes, O atendimento desta agência está contingenciado para garantir o seu bem-estar frente à pandemia do coronavírus. 

Nesse sentido, orientamos: 

Na Sala de Autoatendimento, mantenha a distância mínima de 2 metros entre as pessoas. Aposentado do INSS: 

• Utilize o seu cartão de benefício para fazer compras diretamente nos estabelecimentos comerciais (farmácias, mercados, padarias, etc); 

• Evite permanecer nas filas dos terminais de autoatendimento. Prova de Vida: Nos próximos 120 dias NÃO SERÁ POSSÍVEL realizar a prova de vida. 

O INSS NÃO bloqueará o seu benefício neste período. Evite ir à agência ou permanecer em filas. O BB está disponível nos seguintes canais virtuais: 

• App Banco do Brasil disponível para smartphones; • Atendimento por whatsapp (61) 4004-0001 e redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin); 

• Internet banking; 

• Terminais de Autoatendimento; 

• Banco 24 Horas; 

• Lotéricas; 

• Correspondentes Bancários; 

• Central de Relacionamento BB (4004 0001 – capitais e regiões metropolitanas e 0800 729 0001 – demais regiões). O atendimento presencial será prestado em casos essenciais e de forma excepcional, como nas situações de desbloqueio de senha, desbloqueio de cartão, saques de benefícios sociais sem cartão, atendimento referente aos programas sociais destinados a aliviar as consequências econômicas do novo coronavírus e a pessoas com doenças graves. O Banco do Brasil está atento à sua saúde


ORIENTAÇÃO CAIXA ECONOMICA

Nota da CAIXA

A CAIXA reforça o enfrentamento aos efeitos do novo coronavírus (Covid-19) com a ampliação dos serviços digitais e remotos e a implantação de nova padronização do atendimento presencial no interior das agências, onde serão realizados os serviços sociais essenciais. As medidas adotadas têm como objetivo contribuir para evitar aglomerações e, consequentemente, melhorar a segurança de todos os clientes, colaboradores e parceiros da CAIXA no contextoda pandemia.

No estado de Santa Catarina, a CAIXA havia suspendido desde 18 de março as atividades de suas agências, em cumprimento ao Decreto n.º 515/2020, de 17/03/2020, e ao Decreto nº 525/2020 de 23/03/2020.

A partir desta segunda-feira (30), as agências no estado voltarão a funcionar, prestando serviços essenciais à população. As agências da CAIXA vão funcionar em horário diferenciado, assim como já acontece no restante do país, das 10h às 14h, com atendimento restrito aos casos que não podem ser tratados pelo atendimento telefônico ou pelos aplicativos do banco para celular e demais serviços digitais.

A capacidade operacional das agências físicas será centralizada no pleno funcionamento das salas de autoatendimento. No interior das agências, poderão ser realizados somente os seguintes serviços: saque INSS sem cartão; saque de Seguro Desemprego/Defeso sem cartão e senha; saque de Bolsa Família e outros benefícios sociais sem cartão e senha; pagamento de Abono Salarial e FGTS sem cartão e senha; desbloqueio de cartão e senha de contas; e abastecimento e processamento de depósitos realizados nas máquinas de autoatendimento.

No caso de beneficiários do INSS, será mantido o atendimento presencial de saque na agência para aqueles que não possuem cartão e senha e os demais terão a possibilidade de saque na salas de autoatendimento, onde será permitido o acesso limitado a 1 cliente por máquina por vez, como forma de manter o distanciamento entre as pessoas.

A medida reforça as ações para melhorar a segurança de todos os clientes, colaboradores e parceiros da CAIXA no contexto da pandemia de COVID-19. 

Em todo o país, o banco manterá a abertura antecipada em 1 hora de 1.619 agências, exclusivamente para os atendimentos de clientes de grupo de risco. A lista dessas unidades pode ser consultada no seguinte endereço:

www.caixa.gov.br/caixacomvoce/Paginas/default.aspx.

A CAIXA reforçou seu protocolo de limpeza e higienização das unidades priorizando a limpeza das superfícies de contato humano, portas de entrada, maçanetas e vidros do entorno, teclados dos ATM, balcões de caixa e estações de trabalho, cadeiras e longarinas dos clientes, portas dos banheiros, torneiras e aparelhos sanitários com periodicidade mínima de 6 vezes ao dia. 

Atendimento via WhatsApp e Agência Digital:

A CAIXA orienta seus clientes a acessarem os serviços do banco por meio dos canais digitais e de telesserviço. Além de acesso à movimentação bancária através da internet e celular, a CAIXA reforçou o atendimento em canais remotos, como a Agência Digital, telesserviço e WhatsApp.

Os clientes da CAIXA também podem ser atendidos para serviços selecionados pelo WhatsApp CAIXA, através do número 0800-726-8068. Utilizando o CPF, o cliente poderá contatar a CAIXA para atendimento dos serviços do pacote de medidas disponibilizadas pelo banco, como o pedido de renegociação de dívidas, renovação de contratos de Penhor e solicitação de pausa de até 60 dias nas parcelas de empréstimos comerciais e habitacionais.

Também está disponível via WhatsApp o atendimento da Agência Digital para todos os clientes correntistas e poupadores da CAIXA. Através da digitação da agência e número da conta o cliente será direcionado para atendimento na sua agência de forma remota.

Assuntos: Economia
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