ESPORTES

Atividade física e saúde psicológica

Busque tirar um tempo para caminhar, correr ou ainda andar de bicicleta algumas vezes na semana
por Esportesc.com 18/09/2020 às 15:36
Divulgação

É de conhecimento geral que exercício físicos tem um papel importante na nossa saúde física. Mas você sabia que também tem um impacto muito positivo na nossa saúde psicológica? A prática de exercícios físicos vêm sendo um poderoso aliado no tratamento de diversos quadros psiquiátricos e psicológicos, como os transtornos de ansiedade e transtornos afetivos de humor, entrando inclusive em receitas médicas e como tratamento complementar na psicoterapia.

A depressão, por exemplo, apresenta sintomas como fadiga, irritabilidade, humor deprimido, diminuição ou perda de prazer em atividades, perda ou ganho significativo de peso, insônia ou hipersonia, e entre outros sintomas, afetando e sendo afetada por diversos contextos da vida do indivíduo. Diversos estudos buscam relacionar a prática de atividades físicas com a maior produção de neurotransmissores como a endorfina, noradrenalina e serotonina, que são responsáveis por uma sensação de bem estar. 

Outra hipótese, mais psicológica, é de que os exercícios físicos aumentam o contato do indivíduo com diversas consequências reforçadoras disponibilizados pelo ambiente, resultando muitas vezes em uma melhora da autoestima na medida que desenvolve novas maneiras de interagir com o mundo e consigo mesmo.

Busque tirar um tempo para caminhar, correr ou ainda andar de bicicleta algumas vezes na semana. Com o tempo, você conseguirá ver os impactos que isso terá no seu dia a dia. 

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp