BASQUETE
Apab/Blumenau vence Joinville e é tricampeã estadual
Numa partida de reviravoltas, a equipe da casa venceu o clássico por 73 a 62 para ficar com a taça. No ano passado, o time já havia sido campeão sobre a mesma Unisociesc/Joinville
por Assessoria de Imprensa ESPORTESC.COM / Sidney Silva 04/11/2019 às 06:36

Num jogo eletrizante e repleto de emoções, a equipe da Apab/Blumenau venceu a Unisociesc/Joinville e se consagrou tricampeã estadual de basquete adulto masculino.

A conquista foi sacramentada nesta sexta-feira (1), diante da torcida, no ginásio do Sesc, em Blumenau. Numa partida de reviravoltas, a equipe da casa venceu o clássico por 73 a 62 para ficar com a taça. No ano passado, o time já havia sido campeão sobre a mesma Unisociesc/Joinville. É o quinto título da equipe nos últimos seis anos.

A Apab conquista a taça com uma campanha perfeita. Foram 14 vitórias em 14 jogos. Com 100% de aproveitamento, o time ainda teve Bruno Lazzaris como o cestinha e destaque da competição. O fato de ser campeão com um grupo bastante reduzido foi mais um feito do time comandado pelo técnico Christian Hare. “A gente teve muita dificuldade. Todo mundo sabia que com seis jogadores, Vinícius e Luís estão lesionados, tínhamos que ter uma superação grande, para enfrentar Joinville, excelente equipe, é um clássico de Santa Catarina, então temos que engrandecer muito essa conquista”, destacou, emocionado. Ele também lembrou que praticamente 70% do elenco do time é formado por atletas que surgiram nas categorias de base. “Nos deixa felizes hoje ver esses atletas chegarem aqui e fazer uma final deste nível”.

Disputa do 3º lugar

Na prévia da disputa pelo primeiro lugar, as equipes do Blackstar Joinville e Grande Florianópolis Basket duelaram pelo terceiro lugar. Depois de imporem dificuldades aos finalistas, na noite anterior, a expectativa era para ver quem ficaria com o bronze. Os dois primeiros quartos até foram equilibrados (49 a 39) para o Blackstar, que sobrou nos dois últimos quartos para construir largar vantagem sobre a equipe rival. O placar final ficou em 115 a 63 para a equipe de Joinville, que assim como em 2018 encerra a competição na terceira colocação. Ao Grande Florianópolis Basket restou a consolação de, pela primeira vez, se colocar entre as quatro principais equipes do estado.

Palavras do presidente

O presidente da Federação Catarinense de Basketball, Fábio Deschamps, esteve presente na cerimônia de premiação ao lado do vice, Sérgio Carneiro, o Serjão, e do secretário-geral da FCB, Oscar Archer. Durante a cerimônia, além dos troféus e medalhas, eles entregaram a atletas e dirigentes a nova versão da revista Basquete SC, bem como o livro que conta a história dos 100 anos da modalidade no estado.

Deschamps enalteceu a final realizada pelas equipes de Blumenau e Joinville, que, na sua visão, simbolizou o grande campeonato realizado nessa edição. “A competição foi um sucesso. Pelo nível da final pudemos ver o que foi o campeonato, extremamente disputado, com muitos jogos emocionantes e coroados com uma grande final como essa. A federação está totalmente satisfeita. É o primeiro ano dessa gestão e a gente vê que está no caminho certo, que tudo que foi plantado está sendo colhido. Vamos fortalecer cada vez mais o nosso campeonato”, destacou.

Como foi o jogo

Em quadra, duas equipes invictas, ainda sem saber o que era perder na competição. A final entre Blumenau e Joinville só poderia ser um jogão. Expectativa que se confirmou ao longo da partida. Jogo nervoso, viradas no placar, e emoção não faltaram, ingredientes típicos de decisão.

Apoiado pela torcida, Blumenau começou melhor diante do jovem time joinvilense. Logo a equipe abriu 14 a 5 para depois fechar o primeiro período com 10 pontos de vantagem: 20 a 10.

Lazzaris e Iglesias, este último cestinha do jogo, apareciam com destaque, comandando o ataque do time da casa. Mas o valente Joinville não se entregou e conseguiu encostar no placar ainda antes do intervalo. Os times foram para o vestiário praticamente empatados, com 2 pontos de vantagem para os anfitriões: 35 a 33.

Mas foi nos dois últimos quartos que o jogo pegou fogo de vez. Joinville continuou crescendo na partida, e virou, causando angustia da torcida blumenauense na arquibancada: Ao fim do terceiro período, eram os visitantes que comandavam o placar: 55 a 50.

Para Blumenau, restava a missão de tirar cinco pontos no placar no auge do desgaste físico dos atletas. Porém o time não demorou a mostrar poder de reação. Com apenas um minuto do último quarto, a vantagem joinvilense foi desfeita: 55 a 55.

A equipe visitante sentiu, enquanto os donos da casa cresceram empurrados pela torcida. Num quarto praticamente perfeito, o time chegou a abrir 13 a 0 (63 a 55) no placar geral. Quando Joinville tentou reagir, depois de 6 minutos sem marcar sequer um ponto, já era tarde. Com a confiança em alta, Blumenau seguiu dono do confronto para fechar o jogo em 73 a 62.

O Campeonato Estadual de Basketball é uma promoção da Federação Catarinense de Basketball e tem apoio da Trimania.

Fotos: Sidney Silva/FCB

Assuntos: Esporte
Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados