Evento

Ama Brusque realiza sua 7ª Jornada de Atualização em TEA

Evento virtual contará com dois palestrantes internacionais e a autora da Lei 12.764, Berenice Piana
por Ideia Comunicação 28/08/2020 às 15:27 Atualizado em 11/11/2020 às 12:24
Ideia Comunicação

A Associação de Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas (Ama Brusque) realiza nos dias 11 e 12 de setembro, a 7ª Jornada de Atualização em Transtorno do Espectro Autista (TEA). Pela primeira vez o evento será virtual, por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). Mas a nova possibilidade, no entanto, encurtou algumas distâncias e, de forma inédita, a Jornada contará com dois palestrantes internacionais.

“É um projeto que faz parte da história da entidade, porque o conhecimento é a base para tudo. Hoje, pesquisas internacionais apontam que a incidência do autismo é de 1 para cada 54 pessoas. Ou seja, o interesse neste conteúdo deveria ser de todos, porque o espectro fará parte da vida das famílias. Senão hoje, mas com certeza no futuro”, avalia a presidente da Ama Brusque, a jornalista Guédria Motta.

Palestrantes

Um dos nomes que mais se destaca no evento é do psiquiatra da infância, Dr. Gustavo Teixeira, também autor de livros sobre autismo que já ultrapassaram a marca de 200 mil exemplares vendidos. Atualmente radicado na Califórnia (EUA) ele já falou sobre inclusão e educação especial em quatro continentes, sendo membro da American Academy of Child and Adolescent Psychiatry e da Autism Society of America.

A segunda convidada internacional é Fátima de Kwant, que vai falar sobre um assunto pouco abordado no universo TEA: o autismo na vida adulta. Fátima é brasileira, mora na Holanda e é mãe de um autista adulto. É jornalista, especialista em Autismo & Desenvolvimento e Autismo & Comunicação.

Uma das confirmações que mais enche de orgulho a Ama Brusque nesta 7ª Jornada é a participação de Berenice Piana, autora da Iei 12.764/12, que leva seu nome. A lei instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e reconheceu o autismo como deficiência para efeitos legais. Berenice também é mãe de autista.

A Ama Brusque não poderia se isentar de dar voz a quem faz parte do espectro e, nesta edição, fala em nome dos autistas o mineiro Hector Amaral Nunes de Oliveira, que é engenheiro do Banco do Brasil, em São Paulo.

“A importância do Diagnóstico e da Intervenção Precoce no TEA” é tema da palestra que será ministrada pela fonoaudióloga carioca, Renata de Mesquita Ferraz Lucena, especialista em ABA, Denver, TEA, entre outros. E, para completar a programação, a terapeuta ocupacional, especialista em desenvolvimento infantil e intervenção precoce.

Inscrições

As inscrições para a 7ª Jornada de Atualização em Transtorno do Espectro Autista (TEA) já estão abertas e podem ser feitas por um valor promocional, de R$ 20, até o dia 4 de setembro. Logo após inicia a venda do segundo lote, até 10 de setembro, no valor de R$ 35.

Além de viabilizar o evento, a contratação de palestrantes e o recurso técnico necessário, a o valor do ingresso também auxilia a Ama Brusque que, desde março, mantém 28 mini grupos virtuais de estimulação precoce e, em agosto, iniciou o atendimento individualizado de orientação parental para 10 famílias em vulnerabilidade social.

As inscrições podem ser feitas no link: https://www.sympla.com.br/7-jornada-de-atualizacao-em-tea__934246.

Mais informações pelo telefone (47) 99280-2881.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp