METEOROLOGIA

Alternância entre sol e céu nublado com chuva bem isolada

Temperatura mais elevada em alguns pontos do Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, na marca dos 25/28ºC
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 08/07/2020 às 10:05

METEOROLOGISTA PITER SCHEUER – CHAPECÓ SC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA

QUARTA-FEIRA (08/07): Uma frente fria favorece chuva e trovoada entre os setores do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul ao longo da madrugada e manhã, melhorando gradualmente à tarde e noite com queda na temperatura. Risco de temporais isolado (granizo chuva forte e ventania). Nas demais regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis ao Norte do estado, alternância entre sol e céu nublado (tempo mais seco) com chuva bem isolada. Máximas amenas do Oeste ao Sul do estado, variando entre 14/17ºC, e mais elevada em alguns pontos do Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, na marca dos 25/28ºC. Queda acentuada da temperatura a noite com mínimas entre 8/11ºC do Oeste a Serra, sendo que no topo da Serra pode chegar a 1/4ºC até o final da noite. Vento de noroeste/oeste/sudoeste com rajadas de 50/70 km/h. 


TENDÊNCIA DO TEMPO PARA AMANHÃ

QUINTA-FEIRA (09/07): Uma alta pressão atmosférica (massa de ar seco e frio de origem polar) favorece um dia tempo bom e ensolarado com poucas variações de nuvens. Formação de geada e nevoeiros isolados entre a madrugada e início da manhã do Oeste a Serra. Mínimas entre 4/7ºC nos setores do Oeste e Meio Oeste, -3/0ºC no topo do Planalto Sul e 9/11ºC no Litoral. Máximas amenas com 10/13ºC do Oeste a Serra e 18/21ºC nas demais áreas da Faixa Leste. Vento soprando de sudoeste/sul com velocidade de 20/40 e pontuais rajadas 50/60 km/h.

AGROMETEOROLOGIA

? Condições favoráveis às atividades ao ar livre: do Oeste ao Norte de SC fica melhor de tarde, arriscado nas outras áreas. Fazer um pente fino no terreno e retirar qualquer objeto que possa acumular água, combatendo o mosquito da dengue.

? Em hortas comerciais volta a ter maior atenção com as doenças de clima frio nesta segunda parte da semana além de boa proteção contra a geada entre quinta a sábado. Para semeadura da cebola e plantio do alho; favorável. Para todas culturas de inverno é mais viável e tranquilo se tiver água a disposição para irrigação ao longo do ciclo. Atenção com o transplante no fumo ou outras culturas sensíveis ao frio, esta primeira quinzena de julho o frio poderá incomodar e muito nestas culturas com risco de geada com danos em vários pontos de SC. Bom para adubação orgânica em bananais e outras fruteiras.

? Risco para as plantas ornamentais/tropicais devido ao frio forte, muito cuidado e proteção contra o vento gelado e a geada de quinta a sábado, inclusive com vento gelado nas culturas tropicais de manhã.

? Na implantação de novo pomar ou reposição de mudas é muito importante manter as mudas com boa umidade.

? A estiagem traz prejuízos nas culturas fora de época e de época (confirmou o alerta dado em fins de janeiro e fevereiro). Foi a estiagem mais severa no Topo da Serra em 66 anos de dados (São Joaquim) no intervalo de junho de 2019 a junho de 2020.

?Os efeitos da estiagem foram bem suavizados em junho com chuva mais significativa a bem forte em diversas áreas de SC, no momento mais crítico do Centro ao litoral do estado onde ainda precisa de muita chuva. Nesta primeira quinzena a chuva deve continuar ajudando nas áreas de pecuária leitura no pasto de inverno, semeadura da safra de inverno. Aproveitar o máximo para reservar a água em açudes e cisternas. A estiagem não acabou, apenas uma trégua (como aconteceu ano passado em alguns intervalos). Agora a chuva volta a suavizar o quadro, sem resolver de vez.

? Na fruticultura, no geral, a falta de água ainda prejudica os tratamentos (falta parcial ou total de água) de outono/inverno, mais no Topo da Serra. Bom o quadro na primeira quinzena de junho. Usar com muito bom senso a água. O frio está sendo muito bom neste outono/inverno com boas somas de horas de frio e unidades de frio, seguindo o previsto no fim do verão (outono inverno mais para frio). Nos próximos 10/15 dias condição boa na qualidade de frio para dormência nas fruteiras de clima temperado na maior parte deste período.

? Reservar mais água nos açudes, especialmente nas hortas comerciais em todo o estado. Reservar água para as culturas de inverno reformando e ampliando os açudes, fazer novos açudes (dentro da legislação) e aproveitar a água de telhados na  propriedade (cisternas) obtendo ajuda da Epagri local. Aproveitar ao máximo a trégua na estiagem.

? Bom para fazer a poda (mais grosseira) de inverno em algumas fruteiras de clima temperado. O ideal é retardar o máximo possível a poda inverno/primavera das fruteiras de caroço e variedades precoces de videira (risco alto de geada na florada e frutificação). No caso das fruteiras de caroço recomendo deixar florescer e frutificar para depois fazer a poda.

? Começando a ter florescimento precoce de frutas de caroço (variedades poucos exigente em frio), maior atenção com a geada agora em julho. Estar preparado para combater a geada nestas áreas nesta sexta e sábado. Ainda não é favorável a quebra de dormência em fruteiras de clima temperado pouco exigente em frio devido ao clima ainda frio.

? Culturas de inverno sem irrigação terão problemas neste ciclo. Economizar o máximo possível quem tiver açudes para isto. Assim como reservar água para o combate a geada na época certa. No mês de junho o quadro será mais favorável às culturas da época, uma pequena trégua na estiagem, porém começa a secar nesta segunda quinzena.

? Atrasar o máximo possível o plantio da safra de trigo no Planalto Norte e região de Campos Novos, pois terá risco mais alto de geada na fase final da cultura (florescimento/enchimentos dos grãos). Risco de frio forte na segunda parte da semana, atenção com as mudas de fumo.

? Na piscicultura ficar atendo nos açudes com Tilápia (outros peixes tropicais também), o frio da segunda parte da semana pode atrapalhar em açudes pouco profundos.

? Evitar de deixar o pasto de inverno muito baixo (retém melhor a chuva para infiltração da água no perfil do solo).

? Seguir à risca o zoneamento agroclimático para o plantio da safra de inverno e próximo verão.

Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

Ronaldo Coutinho – Engenheiro Agrônomo – CREA/SC 26.681-3

Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp