HISTÓRIA

“Flagelo da Malária em Brusque - Centenário de nascimento do padre Raulino Reitz”

Vereadores de Brusque receberam em sessão ordinária o autor da obra, Aloisius Carlos Lauth, e outros convidados
por Assessoria de Imprensa da Câmara de Brusque 05/12/2019 às 05:42 Atualizado em 05/12/2019 às 05:43
Divulgação

O Poder Legislativo sediou nesta terça-feira, 3 de dezembro, em sessão ordinária, o lançamento do livro “Flagelo da Malária em Brusque - Centenário de nascimento do padre Raulino Reitz”, que relata parte da biografia do sacerdote e botânico que se dedicou a diversas questões ambientais e realizou importantes estudos sobre a grave doença transmitida por mosquitos que vivem em regiões tropicais. 

A obra, contemplada com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Brusque (FMAC), foi escrita pelo professor Aloisius Carlos Lauth, agraciado pelos vereadores com uma distinção legislativa. Na tribuna, o autor discorreu sobre alguns feitos do religioso, dentre os quais, a fundação do Museu Arquidiocesano de Artes Sacras, no bairro Azambuja. 

“O homem vale o preço do cumprimento de sua missão”, disse Lauth a respeito da vida de Raulino Reitz. Ele lembrou que em 1960, o padre, natural de Antônio Carlos (SC), foi homenageado pela Câmara Municipal de Brusque com o título de Cidadão Honorário do município. 

Zoobotânico

Em 1991, o então vereador Ivan José Walendowsky foi quem apresentou o projeto de lei que denominou o “Parque Ecológico Zoobotânico Padre Raulino Reitz”, espaço criado oficialmente em 1989. Walendowsky também esteve presente à sessão de lançamento do livro e, nesta oportunidade, voltou a ocupar a tribuna do parlamento: “Em sua trajetória como botânico e padre, Raulino Reitz foi uma pessoa excepcional”, afirmou.  

Destaques

Organizador dos festejos do centenário de nascimento de Raulino Reitz pelo estado, Lauth anunciou a entrega de certificados de reconhecimento ao engenheiro Ivan José Walendowsky, ao presidente do Poder Legislativo, vereador José Zancanaro (PSD), e ao vereador Celso Emydio da Silva, o Dr. Celso (DEM), pela contribuição destes para com os eventos. 

“Esta casa legislativa sente-se honrada de poder prestigiar este momento, de ser aqui o lançamento do livro sobre um homem tão brilhante como foi Raulino Reitz”, concluiu Zancanaro. Por fim, o presidente cumprimentou os oradores e também Igor Alves Balbinot, responsável pela Fundação Cultural de Brusque. 

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp