TRAGÉDIA

Quem era o piloto de Rio do Sul que morreu em acidente aéreo na Bahia

O piloto catarinense morreu em um acidente aéreo na sexta-feira (12), em Formosa do Rio Preto
por Departamento de Jornalismo 15/04/2024 às 19:43 Atualizado em 15/04/2024 às 19:45
Imagem divulgação/ Redes Sociais

Um piloto de Rio do Sul morreu de forma trágica na última sexta-feira (12), vítima de um acidente aéreo em Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia. Identificado como Guilherme Purnhagen, de 48 anos, o homem era conhecido por ser um dos pilotos mais habilidosos de planador.O Corpo de Bombeiros Militar da cidade foi acionado para atender a ocorrência por volta das 19h40. No caminho até a cena do acidente, a equipe se deparou com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que retornava do local com o piloto na ambulância.

O homem chegou a ser encaminhado a um hospital para receber atendimento médico, mas não resistiu e veio a óbito na unidade de saúde. A causa do acidente ainda não foi revelada e deve ser apurada pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).Conhecido como Gugui, o piloto era filho de Germano Purnhagen, um dos fundadores do Aeroclube de Planadores de Rio do Sul. Por meio de uma publicação nas redes sociais, a Federação Brasileira de Voo em Planadores lamentou o falecimento do piloto e destacou suas maiores conquistas no mundo da aviação.Guilherme foi vice-campeão em 2013 no 55ª Campeonato Brasileiro de Voo a Vela, realizado em Luis Eduardo Magalhães, na Bahia. Ele também foi campeão nas etapas regionais e participou de campeonatos mundiais na Argentina e Finlândia.

“Gugui tinha uma alegria contagiante, era querido por todos, e deixará muitas saudades”, escreveu a federação.

Piloto catarinense morava na Bahia

Natural de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, Gugui implementou o empreendimento Bahia Gliding em Formosa do Rio Preto, onde residia. Ele recebia pilotos do Brasil e do mundo para voos de distância e ficou conhecido por incentivar e orientar vários pilotos iniciando-os no estilo de voo cross-country.

O velório e sepultamento do piloto foi realizado no domingo (15), em Rio do Sul. Guilherme era casado e pai de uma menina. Nas redes sociais, amigos e familiares lamentaram sua morte.

“Um ser humano excepcional pronto para ajudar o próximo no que for preciso, além de um visionário desbravador do oeste baiano com seus planadores”, escreveu um amigo.

“Difícil acreditar que nosso amigo partiu tão repentinamente, fazendo o que mais amava, voar”, publicou outro.

Assuntos: Segurança

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp